O alerta deve ser diário, mas após tantos dias de chuva que são seguidos por altas temperaturas é sempre bom lembrar da importância de se verificar os pátios e evitar água parada que proporcionam o nascimento dos mosquitos, entre eles o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.
Após o último temporal, a Vigilância em Saúde de Cachoeirinha alerta para a necessidade de cuidado redobrado. Segundo o fiscal sanitário Gelson Braga, a Vigilância está trabalhando em parceria com as secretarias envolvidas na recuperação da cidade após o temporal do dia 16 de janeiro para cuidar dos
locais onde há água parada.
– Temos conversado com todas as secretarias para que, nesse momento, todos os órgãos se unam e toda a população assuma no seu espaço de responsabilidade e façam a sua parte com relação à
proliferação do mosquito – diz.
Nesta semana, deverá ser tapado uma “piscina” que vinha se formando no final das ruas Panamericana e Pacaembu no Parque da Matriz.
– Apelidamos o local de piscinão do mosquito, foi uma tentativa criada para que acontecesse o escoamento de água da chuva que acabou virando um buraco. Agora será tapado – garante.
População tem que fazer a sua parte
Gelson alerta que não basta o trabalho dos agentes de endemias: a população precisa estar atenta.
– Não podemos deixar água parada em nenhum lugar. Precisamos lembrar de lavar o pote de água do cachorro, escovar as piscinas, tirar o pratinho da planta, revisar as calhas, colocar telas nos ralos. A limpeza de todas as áreas públicas está sendo feita, mas as famílias também precisam agir. Não podemos dar espaço para o mosquito – acrescenta Gelson.
Os agentes irão colocar, nos próximos dias, venenos para mosquito nas escolas municipais, a fim de fazer uma limpeza maior antes do início das aulas. O trabalho também deverá ser feito nos dois postos de saúde que foram fechados em função dos danos causados pelo temporal.
Um óbito em 2023
As estatísticas apontam que houve um aumento de 855% de casos de dengue em todo o Rio Grande do Sul em 2023. Só em Cachoeirinha, foram cerca de 600 pessoas com dengue em 2023, uma delas acabou morrendo.
– Já não existem áreas com dengue na cidade. Todos os bairros estão positivando para a doença. O mosquito já se encontra em todo o município, por isso, reforçamos o alerta para que cada um faça a sua parte – conclui o fiscal sanitário.
COMO ELIMINAR FOCOS
: Remova folhas e objetos das calhas;
: Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais uma vez por semana.
: Mantenha a caixa d’água bem fechada;
: Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
: Evite água parada, em qualquer época do ano;
: Guarde pneus em locais cobertos;
: Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana;
: Mantenha piscinas limpas e com água tratada;
: Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;