#TodosPorElas

Vitoriosas abrem o peito contra o câncer de mama

Fotógrafas Bruna Gomes e Carol Geremias, do Estúdio Boudoir Folie, participaram do projeto de resgate e valorização da autoestima de quem passou pelo tratamento contra o câncer.

Vai ser nesta sexta-feira (6/10) o Jantar Viva Mulher na casa de festas Rosa dos Ventos, às 20h. A promoção tem apoio do gabinete da primeira dama, Vanessa Moraes, e do Comitê Viva Mulher, que trabalha em função de ações preventivas no combate ao câncer de mama feminino.

O jantar de logo mais faz parte da programação do Outubro Rosa em Cachoeirinha e, de acordo com a organização, a arrecadação financeira será destinada ao custeio de uma sala para coleta de material genético para biopsia.

 

Mais atividades

 

Entre os destaques da programação está a abertura da exposição fotográfica "De Peito Aberto", no dia 9, às 19h, no Shopping do Vale. As fotos foram produzidas com participação de vitoriosas que integram o programa Viva Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde. A mostra ficará disponível no shopping até o dia 16 e, de 17 a 23, na Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez.

Outro destaque é o mutirão voluntário de micropigmentação das aréolas mamárias no dia 16, das 13h às 17h, na Clínica Atenuar. Na ação, 10 mulheres que passaram pela mastectomia vão poder recuperar sua autoestima através da reconstrução da aparências das aréolas das mamas. O trabalho, realizado por voluntárias do projeto #amigasdopeito, tem apoio de empresas parceiras.

O Outubro Rosa se encerra no dia 27, às 17h30min, com a Caminhada Viva Mulher. A concentração será no estacionamento do Shopping do Vale e a chegada, na Casa do Leite, onde haverá um ato ecumênico, um piquenique iluminado, soltura de balões, atividade de Pilates e confraternização com o músico Naldo Lima.

 

LEIA TAMBÉM:

Bombeiros de camiseta rosa

 

Sobre o peito aberto

 

— Um momento mágico.

Foi como resumiu a fotógrafa Carol Geremias que, ao lado da parceira de estúdio Bruna Gomes, clicou um grupo de oito vitoriosas – mulheres que passaram ou estão enfrentando tratamento contra o câncer. A ação faz parte do projeto de resgate e valorização da autoestima das participantes do programa Viva Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente para o Outubro Rosa.

A sessão de fotos foi produzida com base no estilo "Boudoir". A palavra de origem francesa designa os quartos franceses no início do século XIV, onde as princesas e rainhas se arrumavam e recebiam pessoas íntimas. Por isso, são criados cenários que sugerem um ambiente íntimo feminino.

— É um momento intimista e a ideia é resgatar a feminilidade e a autoestima da mulher, em especial destas que passaram por traumas e possuem cicatrizes — explica Carol.

Por causa disso a fotógrafa conta que muitas chegaram extremamente tímidas, cheias de pudores.

— Algumas eram senhoras muito recatadas. Uma delas nem queria fazer fotos, só queria olhar. Mas, aos poucos, com o apoio uma da outra, foram se soltando e aceitando a proposta. No final, elas se surpreenderam com o resultado. Nem acreditaram que eram elas mesmas nas fotos — revelou.

Foi a primeira vez que as profissionais participaram de um projeto desta natureza. Para Carol, foi uma oportunidade ímpar.

— Ver a felicidade no olhar delas foi algo que eu nunca pude imaginar. Foi muito gratificante fazer parte disso — concluiu.

Também faz parte do projeto um vídeo institucional com depoimentos das vitoriosas que participaram do ensaio fotográfico, realizado no Motel Sahara, em Cachoeirinha. O filme será exibido nas redes sociais da Prefeitura e durante a abertura da exposição.

 

A PROGRAMAÇÃO

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade