SAÚDE

Zaffa assina ordem de início para a construção da nova base do Samu e da Central de Ambulâncias

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na tarde desta segunda-feira, a ordem de início para a construção da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Central de Ambulâncias. A obra, que tem previsão de entrega de oito meses, será custeada com recursos do próprio município e será construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, na parada 74.

– Trata-se de um lugar estrategicamente localizado na cidade, com a melhor logística possível. Isso é um marco da nossa administração – disse o prefeito, que projeta que em oito meses Gravataí contará com a melhor base da Central de Ambulâncias e do Samu do Rio Grande do Sul. 

Segundo o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a nova estrutura, além de seguir todas as normas sanitárias e de acessibilidade universal, estará localizada em ponto estratégico do município, possibilitando a rápida saída para atendimentos de urgência.

– É um momento importante para nós. O governo reconhece a importância de melhor estruturarmos e qualificarmos esse serviço, para que funcione, da melhor maneira possível, em um local adequado. Trabalhamos para que Gravataí tenha a melhor rede de saúde do Estado, com estruturas de ponta e alto padrão de assistência – realçou o secretário.

– É mais um importante passo para melhorias na nossa saúde. Essa obra faz parte das melhorias e dos avanços que o governo municipal tem feito na saúde – disse o vice-prefeito Dr. Levi Melo.

O Samu de Gravataí conta, atualmente, com 48 profissionais da área técnica, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Além disso, outros seis servidores participam da área de apoio. O serviço pode ser acionado, a qualquer momento e horário, pelo telefone 192.


Nova localidade


Com a nova obra, que tem uma área de 2.786 metros quadrados, haverá vagas para, ao menos, 16 ambulâncias, sendo nove para a Central de Ambulâncias e sete para o Samu, que terão acessos autônomos e independentes. Atualmente, ambos estão localizados na Avenida Brasil, em prédios pouco adequados para esse tipo de serviço. Com a unificação das edificações em apenas um local, será possível um atendimento mais otimizado, em um local de fácil acesso. 

– As equipes aguardam ansiosas por essa construção, que vai empregar um método construtivo mais rápido e mais adequado em termos ecológicos. Em breve, teremos orgulho de ter em nosso município a mais moderna base de serviços móveis de urgência do Estado – disse o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Leonardo Machado.

O novo empreendimento foi projetado com um sistema construtivo inovador, chamado Light Steel Frame, caracterizado por uma obra seca, limpa e mais rápida, se comparada aos sistemas construtivos convencionais. Assim, possibilita a racionalização dos recursos e a diminuição do volume de resíduos gerados na sua execução, permitindo, além disso, maior sustentabilidade ao projeto.

Também estiveram presentes a assinatura da ordem de início a enfermeira coordenadora do Samu de Gravataí, Jane Fraga; o coordenador da Central de Ambulâncias, Daniel Leite; o diretor médico do Hospital Dom João Becker, Fernando Issa; vereadores e secretários municipais.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade