RAFAEL MARTINELLI

Zaffari confirmado em Gravataí!; Não é carrinho cheio, mas é CESTTO

Projeção enviada pelo Zaffari para o CESTTO Gravataí

 Não é o carrinho cheio aguardado por 10 anos, mas é um CESTTO. É essa a marca que o Grupo Zaffari anunciou lançamento nesta sexta-feira o lançamento e terá a primeira loja em Gravataí com promessa de abertura até o fim do ano.

Anunciado em 2012, o Zaffari já era um meme para marcar o início de cada ano em Gravataí, como reportei ainda nesta semana em Obras do Zaffari de Gravataí começam “entre esta e a próxima semana”; O meme.

O investimento inicial é de R$ 90 milhões, com geração de aproximadamente 300 empregos diretos gerados para abertura da loja no segmento de atacado e varejo, também conhecido como cash and carry.

Por enquanto, é menor do que o esperado hipermercado, ou ‘powercenter’, que teria a bandeira exclusiva Zaffari, e tinha projetado meio bilhão em investimentos, inclusive com torres residenciais na área de 61 hectares na parada 60 da Av. Dorival de Oliveira, com a geração de 2 mil empregos diretos e indiretos com endereço.

– Parto de bigorna, mas vai nascer – comemorou o prefeito Luiz Zaffalon, ouvido pelo Seguinte:.

Zaffa, nos governos Acimar da Silva e Marco Alba, foi o responsável por gerenciar a negociação com Cláudio Zaffari e os herdeiros da área, cujo litígio foi um dos motivos do atraso no investimento.

O Grupo Zaffari divulgou nota anunciando a entrada no formato de múltiplo atendimento, unindo vendas por atacado e ao consumidor final, que já vinha sendo planejada, e agora avança em razão das aprovações finais da construção.

Além das instalações da unidade CESTTO numa primeira etapa, o grupo mantém os planos de “comportar outras edificações gradativamente, que farão parte do conjunto de atividades correlacionadas e complementares, a serem desenvolvidas em separado, mas sinergicamente, buscando melhor atender às demandas da comunidade local”.

O modelo de loja CESTTO prevê dimensões de área de venda de cerca de 6 mil m², com presença forte de seções de produtos perecíveis e amplos espaços para produtos frigoríficos, resfriados e congelados.

“Farão parte do mix os melhores fornecedores reconhecidos, assim como marcas exclusivas, cujos produtos serão apresentados também em tamanhos especiais, oportunizando a melhor compra tanto para comerciantes como para o consumidor final. A marca CESTTO irá operar com cartão próprio. O abastecimento da rede CESTTO estará conectado com a estrutura operacional do Grupo Zaffari já existente, sendo que as primeiras lojas receberão seus produtos da Central de Distribuição de Porto Alegre e terão estoques próprios característicos do segmento”, diz a nota.

Conforme o grupo, a escolha do nome CESTTO foi determinada pelo atributo que a palavra tem de sintetizar o próprio negócio de atacado e varejo, visto que o objeto cesto está diretamente ligado ao ato de acondicionar, carregar e armazenar suprimentos, estando sempre presente nos ambientes de compras e de abastecimento.

Também corroborou para a escolha do nome o fato de ser uma palavra de fácil assimilação, além de ter grande funcionalidade de aplicação gráfica e digital. A letra T dobrada tem a função de trazer personalidade à marca, torná-la única e inconfundível, o que também a conecta sutilmente à marca Zaffari por fazer alusão ao característico F dobrado de sua grafia.

Conforme a nota do grupo, a marca CESTTO rememora os primeiros anos de atuação do Zaffari em Porto Alegre, nos anos 60, quando o atendimento ao consumidor final era realizado em paralelo ao abastecimento de pequenos comerciantes, feiras e outras instituições.

– A oportunidade que temos no momento de desenvolver empreendimentos em novas localizações, somada ao objetivo de obter maior equilíbrio entre as escalas operacionais das vendas B2B, bem como os seus custos, fomentou a ativação da experiência de atacado, agora incrementada com as vendas de varejo ao consumidor final – diz Claudio Luiz Zaffari, diretor do Grupo Zaffari.

– Em plena maturidade empresarial, ampliam-se para o Grupo Zaffari as plataformas e as possibilidades de aproximação de seus fornecedores e da indústria em geral para este atendimento – completa.

O Grupo Zaffari atua há 87 anos no varejo, acumulando 57 anos de experiência no autosserviço supermercadista e 31 na administração de shopping centers, contando atualmente com cerca de 12 mil colaboradores.

Suas atividades iniciaram com a abertura de uma casa de comércio no interior do Rio Grande do Sul, em 1935, por iniciativa dos fundadores Francisco José Zaffari e Santina De Carli Zaffari. O grupo estreou sua atuação fora do Estado em 2008, inaugurando o Bourbon Shopping São Paulo, na capital paulista.

A rede supermercadista é formada por 38 unidades, e está entre as maiores redes de autosserviço supermercadista do Brasil, conforme ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

A atuação no setor de shopping centers inclui a administração de 10 empreendimentos, com as bandeiras Bourbon Shopping (com sete unidades no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo), e Porto Alegre CenterLar e Moinhos Shopping (em Porto Alegre).

Ao fim, demorou, é cesto e não carrinho cheio, mas é um grande investimento. Os R$ 90 milhões e 300 empregos, com a grife Zaffari, mudarão aquela região de Gravataí; e também a divisa com Cachoeirinha.

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