SERVIÇOS

1º Seminário de Defesa Civil lança Plano de Contingência e Desastres de Cachoeirinha


Após 10 anos de sua constituição em Cachoeirinha, a Defesa Civil realizou o 1º Seminário Municipal de Proteção e Defesa Civil. No evento na Câmara de Vereadores, o diretor do órgão, Vanderlei Marcos, fez um apanhado histórico, desde a criação do setor, em 2013, até hoje.

– Este Seminário marca o lançamento do Plano de Contingência de Desastres, ou seja, em uma década, somente agora vamos passar a ter um plano. Em 11 meses de governo nós, que herdamos da Defesa Civil apenas os coletes, hoje temos um aporte financeiro de R$ 120 mil, que mudou a realidade do nosso setor – destacou, lembrando os desafios enfrentados nestes últimos meses:

– Tivemos alerta de ciclone, onde atendemos mais de 80 chamados; arrecadamos um recorde de roupas na Campanha do Agasalho, onde fomos parceiros da primeira-dama Fabiane Medeiros; em conjunto com a Assistência Social, fizemos o projeto Oásis, acolhendo pessoas em situação de rua e também seus pets; em agosto, mais de 800 residências foram destelhadas, e distribuímos lonas para a comunidade durante toda a madrugada; fizemos o primeiro decreto de emergência reconhecido pelo Estado e Governo Federal; no verão, enfrentamos a estiagem severa, distribuindo água para a população mais carente; e, recentemente, ajudando na limpeza do rio Gravataí de mais de 400 m³ de lixo; além do auxílio na limpeza de arroios junto à empresa FG e secretaria de Infraestrutura, evitando alagamentos; interdição de casas e até prédios públicos para evitar tragédias, em parceria com o Corpo de Bombeiros; entre outras ações – listou.

Conforme Vanderlei, o Plano será construído em cinco etapas, com a participação do poder público, sociedade civil, legislativo, comunidade e demais atores envolvidos, e tem um prazo de até 60 dias para ser concluído. O Seminário é a primeira delas.

No evento, foi apresentada a equipe que compõe o Defesa Civil de Cachoeirinha: Letícia Castro Baierpfuss, no setor administrativo, Marcos Cesar Soldatelli, na Divisão de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências, Francisco Alves de Macedo (Milito), na Divisão de Assistência às Comunidades e Alexsandro Cardoso Verdum, na Divisão de Operações 24h e Convênios, além do diretor Vanderlei.

O secretário municipal de Segurança Pública, Marco Barbosa, agradeceu a presença das Defesas Civis de outros municípios e lembrou que as ações da Defesa Civil de Cachoeirinha estão no plano de governo desta gestão:

– Precisamos estar preparados para os problemas, mesmo que desagrade alguns, mas a nossa prioridade é a vida – disse.

O prefeito Cristian Wasem reiterou a importância de não apenas delegar funções, mas estar presente, acompanhando as ações.

– Nós assumimos o compromisso de fazer um governo mais humanizado. Um governo comprometido com o servidor, com a equipe, é isso de que precisamos. Estar junto com as pessoas, junto com o problema e resolvermos juntos – disse.

– Estamos aqui vestindo a camisa, não apenas simbolicamente, mas de fato, com ações e, essa hoje, é apenas uma delas – apontou o vice, Delegado João Paulo.

O Seminário também contou com as palestras da meteorologista da Metsul Estael Sias, que falou sobre sua experiência de sete anos na Defesa Civil de São Paulo, além de questões como previsão do tempo e clima, monitoramento de alerta e as ferramentas que estão disponíveis; e do tenente-coronel Adriano Zanini, coordenador regional da Defesa Civil do Estado, que falou sobre as diferentes realidades das Defesas Civis dos municípios, sobre a importância do Plano de Contingência e de sua efetiva implementação.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade