O Monumento Açoriano de Gravataí foi inaugurado nesta sexta-feira, 23 de março, quando a Casa dos Açores de Gravataí (Caergs) completou 20 anos de atividades no município. Ao lado do conselheiro da Diáspora Açoriana no Estado do Rio Grande do Sul, o gravataiense Regis Albino Marques, e da presidente da Caergs, Viviane Peixoto Hunter, o prefeito Luiz Zaffalon recebeu para as homenagens preparadas pela entidade a secretária da Educação e Assuntos Culturais do governo dos Açores, Sofia Ribeiro.
A estrutura foi instalada no Parcão da parada 79 e representa uma fachada de prédio ao estilo de arquitetura açoriana, com janelas de bordas arredondadas e parede colorida. A construção foi idealizada pela Caergs e exalta os 270 anos da chegada da comunidade açoriana ao Rio Grande do Sul.
– A Caergs está de parabéns e merece reconhecimento pelo seu trabalho, que é manter viva esta cultura. Mais que preservar a memória deste povo que literalmente edificou parte da história de Gravataí, a novidade se transformará em um importante espaço cultural para a reunião de pessoas e registros fotográficos – disse Zaffa.
– É muito importante essa integração entre os povos, celebrando essa origem que vem de tanto tempo – disse Regis Albino Marques.
O projeto foi elaborado de forma voluntária pelo engenheiro Adriano Plentz de Jesus e a execução é da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos.
– A ideia do monumento surgiu da série de atividades que a Casa dos Açores vem realizando desde o ano passado em homenagem aos 270 anos. Levamos a ideia ao prefeito Zaffalon, que acolheu de pronto – contou a presidente da Casa dos Açores, Viviane Peixoto Hunter.
Após a solenidade de entrega do monumento à Gravataí, o Caergs promoveu recepção oficial à comitiva dos Açores, com apresentações de grupos folclóricos.

Cidades-irmãs
Além da celebração da chegada do povo açoriano ao Estado, o monumento será também alusivo ao fato de Gravataí e Horta, cidade na ilha do Faial, em Portugal serem, hoje, cidades-irmãs.
Em março do ano passado, Gravataí recebeu o presidente da câmara de Horta, na Casa dos Açores, que assinou o protocolo de geminação entre as cidades. Em maio deste ano, o prefeito Zaffa irá até a cidade de Horta para fazer a assinatura do documento em terras portuguesas.
No Brasil, há cinco Casas dos Açores, localizadas em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Espírito Santo e no Rio Grande do Sul. A Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, fundada em 2003, é patrimônio histórico de Gravataí e fica na rua Adolfo Inácio de Barcelos, 938, no Centro.