Ele é avesso às tecnologias de ponta e prefere controlar entradas e saídas financeiras, esmiuçando-as por sistema público, convênios ou recursos privados, bem como agendar compromissos e pagamentos, entre outros afazeres, em uma agenda física, na ponta da caneta, no papel mesmo.
Mas é um frequentador ativo das redes sociais, tem perfil no Facebook – tanto que nesta segunda-feira (7/1) postou uma mensagem em homenagem ao seu pai pelos três anos do falecimento dele neste dia – e usa o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp com desenvoltura.
Trata-se do médico radiologista Santos Alberto Rebelato Júnior que, no começo de agosto que vem completa 20 anos com clínica cá na aldeia dos anjos e, mais recentemente, em dezembro passado, mudou-se em definitivo para o Centro Profissional Athos, na rua prefeito José Linck, 1.305, centro de Gravataí.
Nos dois andares da clínica que mantém em sociedade com a esposa Luciana Rodrigues de Souza Rebelato – também médica com especialização em radiologia – ele emprega 19 profissionais, entre os quais outros oito médicos, e atende em média aproximadamente três mil pessoas a cada mês.
Frutos do mar
Homem de hábitos relativamente simples, que gosta de frutos do mar mas não é dado às lides de forno e fogão, Rebelato gosta de viajar com a esposa e a filha – Mariana, aos 20 anos no terceiro ano de Medicina na Ulbra de Canoas – para a Europa, e já tem novo passeio agendado para conhecer Portugal e Espanha.
Como neto de italiano da região de Treviso ‘porco dio’, em 2014 visitou a cidadezinha de Castello de Godego, de 13 mil habitantes aproximadamente, onde buscou documentos de seus avós para encaminhar o pedido de dupla cidadania, brasileira e italiana.
— É muito mais para deixar para a minha filha — afirmou hoje à tarde quando recebeu o Seguinte: numa franciscana sala de reuniões no terceiro piso do centro profissional em que tem uma muito bem montada clínica.
Antes, mostrou as dependências do lugar, com suas salas para todos os tipos de ecografia, mamografia, exames de densitometria óssea e raio-x. Garantindo que não é um profissional mercantilista, faz críticas aos colegas que exercem a profissão única e exclusivamente de olho no dinheiro.
— Tanto que mantenho os exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). São cerca de 800 por mês e praticamente não ganho nada porque a tabela está congelada desde 2008 e o valor pago por cada procedimento é irrisório — conta.
A evolução
A história de Rebelato como um dos profissionais bem sucedidos na área da saúde tem início, em Gravataí, no ano de 1999 quando ele instalou a Clínica que leva seu sobrenome italiano no Centro Alfa. Ele tem na memória quantos foram os atendimentos no primeiro mês – confira na entrevista que ele concedeu, no vídeo abaixo.
Apenas um ano depois ele abriu uma “filial” da Clínica Rebelato na Millenarium, e continuou atendendo no Centro Alfa onde só deixou de ir quando decidiu abrir no segundo andar do prédio próprio, no Centro Profissional Athos. E agora, em dezembro, se afastou em definitivo da Millenariu e abriu o terceiro andar no Athos.
Ele próprio cuida de tudo, pessoalmente. Inclusive do merchandising.
— A meta agora é ampliar esse número de consultas que a gente tem por mês, em média, de três mil — afirmou.
Vereador em 2020?
Na vida pública, foi candidato a vereador em 2016. Concorreu pelo PSD e conquistou 563 votos, ficando na 59ª posição no ranking dos candidatos mais votados. Recentemente, recebeu convite do prefeito de Gravataí, Marco Alba, para filiar-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e tentar de novo uma vaga no legislativo nas eleições de 2020.
Hoje, disse que está pensando.
— É um assunto delicado e passa, claro, por uma discussão familiar. Claro que estou conversando com a Luciana (esposa) e a opinião dela vai pesar muito — confidenciou.
Outra hipótese que chegou a ser cogitada nas rodas de conversa, que assumiria a secretaria Municipal da Saúde, é descartada pelo médico. Fazendo críticas à forma como a saúde pública é gerida, no Brasil, afirmou que não tem o perfil para ser titular de uma pasta tão importante.
— Primeiro que é preciso conhecer todo o sistema, como funciona a prestação do serviço de saúde em suas minúcias, e eu não tenho todo este conhecimento — justificou, enquanto argumentava, também, que isso lhe exigiria uma dedicação que o afastaria da clínica, algo que não pensa em fazer.
LEIA TAMBÉM
2020 na mesa de Marco, Jean e Rebelato
Quem é
1
Aos 55 anos, nascido em 31 de agosto de 1963 na cidade de Santo Ângelo, residente desde 199 em Gravataí.
2
Hoje, mora no condomínio Paragem Verdes Campos, local que considera como um paraíso “para viver com tranquilidade”.
3
É casado há 26 anos com Luciana, pai da Mariana e gremista de carteirinha, daqueles que frequenta a arena tricolor e gosta de acompanhar as notícias esportivas pelo rádio.
4
Ele formou-se em Medicina na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) com especialização em Radiologia.
Acompanhe a entrevista que Santos Alberto Rebelato concedeu ao Seguinte: nesta segunda-feira clicando no vídeo abaixo.