coluna da sônia

“Sonita, tu ciudad no tiene veredas!”

Eu estava careca de saber que isso era verdade, mas a frase “Soninha, tua cidade não tem calçadas!”, dita por um amigo equatoriano que veio me visitar, tempos atrás, foi um golpe a mais na minha já combalida autoestima de cidadã.

Na época, a economia de Cachoeirinha estava bombando, e o governo municipal se ufanava de sua posição privilegiada entre os municípios gaúchos pela arrecadação de ICMS e pelo Índice de Desenvolvimento Humano e, nessas circunstâncias, eu não conseguia aceitar que a principal avenida de nossa cidade seguisse naquele desmazelo.   

De 2003 a 2010, escrevi não sei quantas vezes, na coluna semanal de opinião que mantinha no Diário de Cachoeirinha, sobre essa questão e a respeito da carência de espaços de convivência social e de opções culturais, gastronômicas e de lazer no eixo da Flores da Cunha.

Vira e mexe, anunciavam projetos ambiciosos, que reverteriam essa situação, mas à parte da construção da calçada-modelo, entre a Radan e a rua dos bancos, por meio de parceria entre a Prefeitura, os proprietários dos imóveis e o Sindilojas; da instalação das novas paradas de ônibus (que, lamentavelmente, nunca tiveram manutenção); da repavimentação da avenida e da implantação do sistema de contêineres para a coleta do lixo (que, pelo que acompanhei, já começou com problemas), pouco se viu de novidades.

Mas empreendedores daqui e de fora abriram, por ali, vários cafés e outros locais bacanas, que a tornaram mais aprazível, além de gerar renda, empregos e tributos para a cidade.  

E, ultimamente, ando feliz da vida acompanhando a construção das calçadas de PVS, tantas vezes anunciada e protelada anteriormente.   

Ontem, na frente da Lebes, onde andam as obras agora, soube que a parada de ônibus que havia ali será substituída por outra, nova, que oferecerá mais conforto e proteção aos passageiros, e uma fonte que costuma ser bem informada me contou que terá, inclusive, um espaço de leitura.

Quando há retrocessos, a gente critica, mas quando há avanços, é preciso reconhecer, não é?

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!

 

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade