Se não pode ver um animal abandonado na rua, Márcia Becker vai deixar eleitores errantes nas urnas em 2018. A maior expoente da causa animal em Gravataí acaba de confirmar ao Seguinte: que desistiu da candidatura a deputada estadual.
– Simplesmente não consigo me desligar do trabalho que estamos fazendo, seja com animais de rua, como contra maus tratos praticados por carroceiros, rinheiros de galo ou pela caça e pesca predatória – explica a, há um ano e quatro meses coordenadora do Canil que, mantido com investimentos de até R$ 100 mil mensais, é nos últimos anos um modelo nacional, com ração de primeira, castrações e atendimento veterinário a cães, gatos e cavalos em situação de risco ou de famílias carentes.
Márcia é a primeira suplente do PV na Câmara de Vereadores. Faltaram apenas quatro ‘confirmas’ em 2016 para que, com 1.378 votos, assumisse o mandato. Para as eleições de outubro deste ano, era a principal aposta do partido na região, pelo envolvimento com a causa que diariamente a faz receber cerca de 500 ligações e mais de 500 mensagens no WhatsApp, com denúncias de maus tratos e pedidos de socorro para animais atropelados e resgates.
– Precisava um oitavo dia na semana… – desabafa a protetora, que é filha de Décio Becker, eterno ‘dono’ do Cerâmica, ex-vice-prefeito e um dos empresários mais queridos da cidade, e para além do serviço público também cuida de centenas de animais com recursos próprios, sempre discreta, em um estilo diferente de políticos ligados à causa, como o midiático Rodrigo Maroni, por exemplo.
Márcia – que já comunicou a desistência ao presidente municipal do PV, Sérgio Stasinski, e o presidente estadual, Márcio Souza – ainda não decidiu quem apoiará nas eleições de outubro.
Mas não é difícil prever que a escolha recaia sobre uma candidatura de fora do partido: Patrícia Bazotti Alba (MDB), esposa do prefeito Marco Alba (MDB) – até pela parceria do casal na manutenção dos investimentos no Canil, muitas vezes motivo de críticas.
Mesma decisão que, por outros motivos, pode tomar outro verde, o atual presidente da Câmara Airton Leal.
LEIA TAMBÉM