zanzando com kati

É possível viajar mesmo em tempo de crise

Sempre é possível encontrar alternativas para juntar dinheiro e viajar

A greve dos caminhoneiros parou o país. A escassez de alimentos, a falta de combustível em postos e aeroportos e a dificuldade de trafegar por causa de barreiras montadas nas estradas está atingindo diretamente a rotina de todos. A vida não anda fácil para ninguém, além disso as contas de água, luz, telefone e gás estão cada vez mais altas. Ir ao supermercado e não se assustar com os preços na prateleira virou uma tarefa impossível. Como falar de viagem no meio dessa crise toda?
Calma, não desanime! É possível fazer um programa em família gastando pouco. O segredo é juntar as moedinhas e procurar lugares baratos para ir. Mas para conseguir que seu passeio fique dentro do orçamento e não se torne um pesadelo na volta para casa, planejamento é fundamental. Para quem anda meio perdido, aí vão algumas dicas que podem ajudar você a viajar, mesmo em tempos difíceis.

Conhecer e visitar outros países exige dinheiro. A alta das moedas estrangeiras, a desvalorização do real, as taxas para despache de bagagens e promoções de passagens aéreas estão cada vez mais desvantajosas. Apesar disso, existem lugares na América do Sul, como Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia que oferecem ótimas possibilidades.

Lembre-se viajar em grupo é sempre mais barato. Com amigos ou com a família, é possível economizar bastante. Esqueça o avião, a não ser que você consiga uma ótima promoção, daquelas que saem de madrugada ou que você compre com muita antecedência. Caso contrário, vá de carro, moto, ônibus ou bicicleta. Além de conhecer um pouco mais dos lugares por terra, você vai gastar bem menos.

 

: Com um pouco de planejamento, paciência e criatividade é possível viajar

 

Quando o assunto é hospedagem existem diversas alternativas para se economizar. Você pode alugar imóveis que unem o conforto de uma casa com um preço acessível em sites como Airbnb. Considere também se hospedar em hostels com quartos e cozinha compartilhadas, ou opte por usar o site Couchsurfing que reúne pessoas dispostas a abrir suas casas, de graça, aos visitantes no Brasil e no exterior. Agora quando se trata de algo mais aventureiro, dormir em barracas nos campings não é uma má ideia.

Compre sempre em supermercados e cozinhe você mesmo. A comida principalmente em lugares turísticos costuma ser muito cara. Caso você não tenha como cozinhar na viagem, aproveite bem o café da manhã incluso na diária da maioria das hospedagens, coma o 'prato da casa' nos restaurantes simples e não deixe de levar na mochila sanduíches que podem ser feitos por você mesmo, frutas, bolachas e água.

Na baixa temporada, as praias e demais pontos turísticos ficam mais vazios e os preços caem de modo geral. Pesquise na internet atrações gratuitas, ande bastante a pé e priorize o transporte público. 

Não esqueça que em épocas de crise, seus familiares e amigos não se importarão se você não voltar com a mala cheia de lembrancinhas. Gaste seu dinheiro com você aproveitando cada minuto da experiência.

Depois de ler tudo isso, ainda assim você acha que é impossível viajar? Nessas horas a criatividade deve entrar em ação. Aproveite para conhecer mais a sua cidade e o que há em volta dela. Muitas pessoas já viajaram para outros países, mas não conhecem atrativos que existem pertinho de onde vivem. 
Os passeios de um dia, bate-volta como chamamos, são uma alternativa e cabem no bolso de todo mundo. O gasto maior será apenas com o transporte para se deslocar, pois não será necessário pagar pela hospedagem e nem a alimentação (se você levar de casa aquele 'lanchinho'). Então lembre-se, falta de dinheiro, não é desculpa para ficar em casa sem fazer nada nesses dias ensolarados de frio! 

: Não deixe a crise acabar com o seu desejo de viajar

 

Gostou do texto, tem alguma sugestão ou dica de viagem? Deixe aqui seu comentário. Além do site do Seguintee na edição impressa que circula a partir da próxima quinta, você me encontra no perfil do Instagram @zanzandocomkati ou no e-mail kzjornalista@gmail.com. Eu volto na próxima sexta-feira com histórias, dicas do que fazer na região e lugares para conhecer e visitar.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade