O albergue municipal será realocado nas próximas semanas, conforme nota da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social. Batizado Herbert de Souza, servirá de moradia provisória para pessoas em situação de rua na RS-118. O objetivo da mudança é oferecer serviços de acolhimento mais adequados do que o prédio onde hoje funciona na zona central.
Iniciada em outubro do ano passado, a reforma do prédio no novo endereço chegou à fase final, com uma infraestrutura que permitirá comportar mais de quarenta usuários, ou seja, quase o dobro da capacidade de pessoas acolhidas atualmente. São seis dormitórios coletivos, banheiros, cozinha, lavanderia, além de uma sala destinada ao setor administrativo.
– A construção deste novo equipamento público busca atender a demanda de pessoas em situação de rua. Esperamos que o novo albergue oportunize o resgate efetivo destas pessoas – diz o secretário Tanrac Saldanha, que inclui o projeto "em uma leva de obras destinadas ao setor de acolhimento social".
Conforme o secretário, a ideia de oferecer um prédio com amplo espaço é para facilitar a circulação dos usuários. Já a iluminação é composta por barras de LED, alternativa mais econômica, segura e sustentável. Os próximos passos compreendem a conclusão da fachada, do sistema hidráulico, de fiação elétrica e de outros detalhes pontuais.
– A organização do ambiente é muito importante no processo de acolhimento da população em situação de rua – explica a coordenadora do serviço, Marja Menezes, que atesta que o novo espaço estará mais preparado para receber a demanda de usuários.
: Secretário Tanrac Saldanha foi conferir as obras do Albergue Herbert de Souza
O resgate da população de rua
Conforme os relatos da coordenadora Marja os usuários do Albergue são previamente orientados a cumprir algumas metas:
– São coisas como confecção dos documentos, a busca por um emprego formal, a reconstrução do vínculo familiar.
Alguns deles, inclusive, são atendidos nos Centros de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps), que auxilia no tratamento da dependência química.
SOBRE O ALBERGUE
Atualmente, o Albergue Municipal Herbert de Souza tem capacidade para abrigar até 22 pessoas e opera na Rua Alfredo Emilio Allem, 144, no bairro Santa Luzia.
O serviço funciona das 19h às 07h e oferece, além da estadia temporária, os serviços de alimentação, higiene e vestuário.
Para conseguir uma vaga no Albergue, os interessados devem ter idade superior a 18 anos, além de apresentar um documento original com foto ou um Boletim de Ocorrência.
A entrada dos usuários ocorre a partir das 19h15, enquanto o toque de recolher acontece às 22h30. Já a saída dos usuários ocorre às 6h30, após o café da manhã.
Você pode ajudar
A doação de roupas de cama, toalhas e outros artigos pode ser formalizada junto à sede da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social.
A Smfcas fica no Centro Administrativo Leste, localizado na avenida Ely Corrêa, 675, no bairro Parque dos Anjos.
O horário de atendimento é das 8h às 18h.