O dia de trabalho começa cedo para o agricultor Emerson Maurina. Ele e sua família trabalham juntos na propriedade rural que possuem em Morungava, cultivando hortaliças, algumas espécies de legumes e frutas para posteriormente serem comercializadas nas Feiras Modelo de Gravataí.
– Toda a nossa renda vem daqui. É o suficiente para manter uma família de cinco pessoas – conta, enquanto colhe alguns pés de alface da estufa às vésperas do primeiro dia de vendas da semana.
Emerson é um dos expositores da Feira Modelo, que acontece semanalmente em diversos bairros da cidade e é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Nela, os consumidores, como a aposentada Zenir Munaretto, encontram uma variedade de produtos de hortifruti, além de pães, cucas, queijos, salames, compotas e conservas, todos sempre frescos e vistosos.
– Além de apetitosos – observa, sorridente, a aposentada Zenir, referindo-se aos bolinhos, pastéis e espetinhos de peixe, que também podem ser encontrados por lá.
– Compro na feira há quase dois anos e venho toda a terça para levar o que preciso para eu e minha família passarmos a semana. A variedade de produtos é bem grande, além de estarem sempre fresquinhos, novinhos. Eu recomendo.
– A Feira Modelo é um espaço que o governo proporciona aos agricultores para que eles tenham oportunidade de comercializar os produtos que eles mesmos cultivam, valorizando a agricultura e agroindústria familiar local – explica o secretário de Agricultura Denner Gelinger.
– Este trabalho merece ser destacado, já que cada cultura exige uma condição climática adequada e um solo apropriado, o que requer conhecimento e técnica por parte dos agricultores, por isso o nosso reconhecimento a eles.
Emerson que o diga. Para cada espécie de hortiftruti que cultiva, o manejo é diferente, desde o preparo para o solo, irrigação, até a melhor época para plantar.
No entanto, a certeza é de que toda a semana os consumidores de Gravataí vão encontrar produtos cultivados no solo daqui, por produtores da cidade, que são preparados com muito carinho até chegarem às mesas de suas famílias.
ENDEREÇOS E HORÁRIOS
Segunda-feira – das 14h às 20h – Rua Nestor de Moura Jardim, Salgado Filho, parada 79.
Terça-feira – das 8h30 às 18h – Praça Leonel de Moura Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker.
Quarta-feira – das 14h às 20h – Avenida Alexandrino de Alencar, Morada do Vale. I.
Sexta-feira – das 14h às 20h – Rua Aristides D'Ávila, Parque dos Anjos.
Sábado – das 8h às 14h – Avenida Brasil, parada 72.