Mulher gorda não pode ser bailarina. Não é verdade! Mulher gorda não pode ser modelo. Outra inverdade. Não há vestuário do tamanho ou que deixem as mulheres gordas bonitas. Mais uma afirmação falsa. As mulheres gordas – a matéria é sobre elas, mas homens também podem, claro! – são bailarinas, são modelos, são belas e têm ao seu dispor um mercado cada vez mais crescente.
Tanto no mundo da moda, quanto das artes e em várias outras áreas de atuação, as mulheres que usam roupas tamanho além do 44 assumem cada vez mais a condição de protagonistas. E elas fazem acontecer. É o caso, por exemplo, de Mayara Russi, uma das pioneiras entre as modelos fora do padrão estético exigido pelo mercado há cerca de 15 anos.
Ou o caso de Thais Carla, uma bailarina (“Não é dançarina, eu sou bailarina!”, exige) extremamente alegre que integra o grupo da cantora Anitta e está no mercado há pelo menos uma década. Ela, que já venceu dançando o quadro “Se Vira nos 30” do Programa do Faustão na vênus platinada e ficou quatro anos como bailarina no programa Os Legendários, da Record, conta que começou a dançar com quatro anos.
— Minha mãe queria que eu emagrecesse, porque desde pequena eu sou gordinha, e me colocou na dança. Pelo jeito não deu muito certo — conta, seguida por uma risada de pura alegria.
Ambas, Thais e Mayara, estiveram em Gravataí nesta sexta-feira à tarde, na loja Bellesul, especializada em moda nos tamanhos 44 ao 60 e que fica no centro de Gravataí. O objetivo foi promover o concurso Top Model Plus Size Rio Grande do Sul – a Bellesul é uma das patrocinadoras – que será realizado neste sábado (21/10) em Novo Hamburgo, a partir das 16h. No no luxuoso hotel do Swan Tower.
Preconceitos
A carioca Thais diz que enfrenta o preconceito 24 horas por dia, justamente por ser uma bailarina gorda, e diz que isso é uma doença “que está na cabeça das pessoas”.
— Com 175 centímetros de quadril é impossível não enfrentar preconceito, ainda mais no mundo da dança onde eles (colegas de profissão) apenas me engolem — acentua.
Mayara também diz que enfrenta problemas por ser gorda, diz que não se incomoda quando dizem que o padrão de beleza ainda é o das mulheres magras, ou magérrimas, e acentua que o mercado para as mulheres que vestem manequins maiores está em contínua expansão.
— Não é só na moda, mas em todas as áreas. Falta muito para acontecer, é verdade, mas as coisas estão acontecendo e aquela coisa de se ter um padrão tanto para modelos fotográficos, de passarela, ou para outras atividades, aos poucos está acabando.
LEIA TAMBÉM:
Joici dá asas ao sonho de ser modelo plus size
: A dançarina da cantora Anitta, Thais Carla, e a modelo Mayara Russi. Pit stop na Bellesul de Gravataí
O concurso
As organizadoras do concurso deste sábado – Anne Silveira, Betânia Castoldi e Fabiane Niewierowsk – são amigas que se conheceram em eventos similares em 2013. Também são modelos plus size, em atividade desde 2009, e resolveram se unir e estruturar o evento com um propósito definido.
— Os concursos que são realizados ainda hoje não tratam da profissionalização das modelos, e a nossa meta é encaminhar as vencedoras para o mercado de trabalho — explicam as organizadoras.
Para esta segunda edição foram 235 as candidatas que se inscreveram, de várias cidades do Rio Grande do Sul. Da “peneira” realizada em julho passado restaram 42 candidatas que farão duas entradas nos desfiles de amanhã. No começo deste mês elas já se submeteram a uma sessão de avaliação da comissão julgadora.
De Gravataí
O município vai ter quatro representantes no concurso deste sábado em Novo Hamburgo.
: Rosiane Fernandes – www.facebook.com/rosianelcq
: Monique Cazemiro – www.facebook.com/monique.cazemiro
: Shana Ignácio – www.facebook.com/shana.ignacio
: Joici Lucas Moreiras – www.facebook.com/joici.moreira.7
IMPORTANTE
1
Para a final do concurso, neste sábado, no Swan Tower, hotel de Novo Hamburgo, os ingressos serão vendidos até a hora prevista para iniciar, às 16h.
2
Para a terceira edição, em outubro do ano que vem, as inscrições já estão abertas através do e-mail avaliacaotmps@gmail.com.
3
Podem participar mulheres que têm entre 16 e 45 anos e que vestem modelos acima do tamanho 44.
Da loja
A proprietária da loja Bellesul – Moda Jovem Plus Size é natural de – e reside em – Cachoeirinha. Rosilei Girardi é a primeira Miss Plus Size RS Maturidade eleita para o ano de 2017.
Ela conta que vai passar a faixa no próximo concurso do Maturidade dias 27 e 28 deste mês, em Sapiranga, e que resolveu patrocinar o concurso Modelo Plus Size RS como forma, também, de engajamento à causa pelo fim do preconceito.
Em breve Rosilei vai inaugurar a primeira filial da sua Bellesul, no novo Parque Shopping Canoas. A data não é definitiva, mas provavelmente vai ser em novembro que vem.
Confira no vídeo abaixo a reportagem do Seguinte: com as modelos plus size.