prevenção

COLUNA DO SILVESTRE | Cachoeirinha entra na luta contra o suicídio

Setembro é marcado pela prevenção ao suicídio e Cachoeirinha tem programação para alertar as pessoas.

São 32 pessoas mortas, todos os dias, por suicídio no Brasil. O número é superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer. O Rio Grande do Sul apresenta uma das mais altas taxas de suicídio do Brasil. Por dia, em média, três gaúchos cometem suicídio, além de outras 30 tentativas.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, até agora a segunda causa de óbito entre os jovens de 15 a 29 anos é o suicídio, perdendo apenas para os acidentes de trânsito – nesta faixa etária. Apesar disso, é um mal silencioso, simplesmente porque as pessoas evitam falar no assunto.

É por isso que o dia 10 de setembro foi instituído como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No âmbito do estado, foi criada a “Semana Estadual de Valorização da Vida”, realizada anualmente.

 

E por aqui

 

Em Cachoeirinha quem precisa de ajuda recebe atenção no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) que fica na rua Aparício Soares da Cunha, 128, bairro Bom Princípio, próximo ao Shopping do Vale. O telefone para contato é o 3041-6027.

E especialmente neste mês a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação está desenvolvendo um projeto sobre o Setembro Amarelo, mês designado para atividades com ênfase à prevenção do suicídio.

Conforme Mateus Rodrigues, um dos responsáveis pela iniciativa, a partir da próxima sexta-feira (15/9) serão realizadas diversas ações, em diferentes locais.

— Abraços, conversas e distribuição de materiais de divulgação nos eventos 'Prefeitura com a Gente', 'Gabinete com a Gente', e em espaços como a prefeitura e a esquina da Radan — diz ele.

Uma atividade também será realizada no Abrigo Infantil Amarelinha (confira a programação abaixo).

 

DAS 20 CIDADES COM MAIOR NÚMERO DE SUICÍDIOS NO BRASIL, 11 ESTÃO NO RIO GRANDE DO SUL. MIL PESSOAS MORREM NO ESTADO, TODOS OS ANOS, POR ESTA RAZÃO.

 

Valorização da Vida

 

Outro serviço que pode ser buscado pelas pessoas em situação de risco é o Centro de Valorização da Vida que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas por dia e todos os dias.

O prefeito Miki Breier, autor da lei que instituiu a Semana Estadual de Valorização da Vida quando deputado estadual, destaca que segundo a Organização Mundial da Saúde pelo menos nove em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos.

— É necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está à sua volta. Portanto, é preciso falar, quebrar tabus, alertar a população e conscientizar sempre e especialmente neste mês.

 

A programação

 

16/9 – Abertura oficial no evento "Prefeitura com a Gente" (manhã)

18/9 – em frente à Radan (manhã)

20/9 – em frente à prefeitura (manhã)

25/9 – em frente à Radan (manhã)

22/9 – programação no AIMA: palestra e dinâmicas durante todo o dia

27/9 – encerramento no Gabinete com a Gente: atividades com músicas e entrega de rosas amarelas na prefeitura (manhã)

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade