As boas novas da General Motors (GM) e seu mega-investimento de R$ 1,5 bilhão na planta de Gravataí para produção de um terceiro modelo de veículo já tem data. Não vai ser nesta quinta-feira, dia 20, data na qual o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), capitaneado pela montadora norte-americana e suas sistemistas, completa 17 anos de industrialização.
Mas vai ser na semana que vem, em data e horário a ser confirmado, mas muito provavelmente – eu escrevi provavelmente! – no dia 25, terça-feira, no gabinete do governador do estado, José Ivo Sartori (PMDB).
Particularmente eu apostava em um anúncio nesta quinta, pela simbologia da data. O que parece é que uma dificuldade para agendar o anúncio, com o cerimonial do Palácio Piratini, empurrou para a próxima semana a notícia ansiosamente aguardada pelas autoridades municipais e o núcleo empreendedor.
LEIA TAMBÉM:
COM VÍDEOS | Otimismo com o bilhão da GM em Gravataí
GM vai investir R$ 1,5 bi na fábrica de Gravataí
De pés juntos
No sábado que passou conversei com a gerente de Relações Governamentais e Institucionais da GM, Daniela Kraemer. Com a discrição jurada aos grandões de Detroit, ela assegurou que não havia nada agendado nem para o dia 20 desta semana e nem para dia nenhum.
— Não tem nada marcado, não tem nada de anúncio para fazer — desconversou Daniela, mesmo já sendo de domínio público que a General Motors vai botar malas dinheiro na aldeia dos anjos.
Outro que jura “de pés juntos”, como diriam os mais antigos, que não há nada definido sobre qualquer anúncio sobre o investimento da GM é o prefeito Marco Alba (PMDB). Ele anda rindo de bochecha a bochecha, e só não ri de orelha a orelha porque o reflexo do investimento traduzido no retorno de ICMS à Prefeitura se dará a partir de 2020 ou 2021, dependendo de quando vai entrar em vendas o novo modelo “made in” Gravataí.
— Anúncio, quê anuncio? Não sei de anúncio nenhum — despistou o prefeito Marco Alba quando o abordei agora há pouco na solenidade de abertura da Semana da Indústria promovida pela Acigra, no Shopping Gravataí.
Pelo sim, pelo não, e que me desculpem Daniela Kraemer e Marco Alba: semana que vem vai ter dia para estourar algumas Freixenet brut em acarpetados gabinetes gravataienses e gaúchos.