ônibus on line

O aplicativo que diz qual ônibus você deve tomar para ir aonde não conhece

Pois é gente!

Quem não tem carro e depende do transporte público sempre tem uma camada de sofrimento a mais. Bateu aquela entrevista de emprego, aquele compromisso lá longe, aquela consulta médica que não dá para perder… Aí você chega a uma conclusão: que raios de ônibus passa lá? A resposta é o Moovit, um aplicativo de celular que funciona como “seu guia de transporte público” como o próprio app se apresenta.

Funciona assim: primeiro você baixa o aplicativo na loja do seu smartphone, Android, iPhone ou Windows Phone. Depois de instalado, você liga sua internet (wi-fi ou dados móveis) e seu GPS.

Quando abrir o aplicativo, vai ter três opções no menu inferior que são: Direções, Estações e Linhas.

 

Direções

 

Nessa opção você escreve na caixa acima o endereço ou cidade da qual deseja ir. Nesse momento o aplicativo vai mostrar as opções de linhas de ônibus que passam lá. Simples. É importante ter o GPS ativado com a internet, pois só assim o app consegue mostrar as linhas. Há opções menores nesse menu do Moovit, mas a regulagem fica a critério do usuário.

Quando o ônibus chega e ao embarcar nele, o aplicativo começa a fazer o trajeto como se fosse o GPS de um carro e te avisa a hora que precisa descer.

 

 

Estações

 

Nesta opção você consegue visualizar as paradas de ônibus à sua volta, as linhas que passam nelas e seus horários. Basta selecionar no mapa a sua parada de costume que aparecerão os próximos horários da linha que você usa ou usará.

 

 

Linhas

 

Nesse menu você consegue pesquisar uma linha e, ao encontrá-la, terá o itinerário completo e os horários de saída dela.

 

 

Mas como esse trabalho funciona?

 

O Moovit funciona abastecido por voluntários que colocam no sistema as linhas, os horários, as rotas etc…

Dessa maneira o aplicativo será capaz de trabalhar essas informações de uma forma inteligente e que sirva aos usuários dos ônibus. O app também trabalha com rotas e horários da Trensurb e do Catamarã de Porto Alegre, além da maior parte da Região Metropolitana de Porto Alegre e cidades do Brasil todo, como Curitiba e São Paulo, somando-se à força de voluntários de diversos outros países como Austrália e Argentina.

A desvantagem do Moovit é que por ser alimentado por pessoas que não ganham nada para isso, algumas informações podem estar desatualizadas no aplicativo, gerando um contratempo principalmente para quem não conhece o local onde está.

O Moovit sempre pede ajuda, não em dinheiro, mas para quem quiser editar o sistema ajudando a atualizar horários e outras informações para que o aplicativo sempre se mantenha vivo.

 

 

Sogil não participa

 

Eu, certa vez, mandei e-mail para o SAC da Sogil com outro assunto, mas aproveitei e expliquei sobre o Moovit e que valeria a pena a própria empresa atualizar seus dados no aplicativo para facilitar a vida de todo mundo.

Contei que a Stadtbus apoia a causa e inclusive pregou cartazes no interior de seus coletivos incentivando o passageiro a usar o serviço. Mandei essa mensagem em dois e-mails, no primeiro veio essa resposta:

“Prezado cliente, Andreo, o aplicativo citado não é gerenciado pela empresa, grata (sic)”. Depois, não recebi mais mensagens da empresa sobre essa questão.

 

É tendência

 

: O WhatsApp já virou agregado da família. Sem perceber, e com tamanha facilidade, nós resolvemos nossas vidas – pessoal e profissional – pelo smartphone, ganhando muito tempo e economizando recursos ao deixar de fazer uma ligação tradicional, ou deixando de gastar gasolina por não precisar resolver aquele assunto pessoalmente.
Os mensageiros instantâneos sempre fizeram sucesso desde os tempos do ICQ, passando pelo saudoso MSN (ou Windows Live Messenger, que posteriormente virou Skype, com a compra pela Microsoft) mas, dessa vez, o diferencial é a mobilidade proporcionada já que há possibilidade de escrever de qualquer lugar do mundo, em qualquer situação.

 

: Os vídeos ao vivo nas redes sociais também estão em alta. A internet dá vez e voz às pessoas, pois nem sempre a mídia tradicional pensava desta maneira. Hoje, até a Rádio Gaúcha usa dos recursos tecnológicos em seus programas, como o Timeline. Um dos apresentadores, David Coimbra, participa do programa através do Skype direto de Boston, nos Estados Unidos. Kelly Mattos e Luciano Potter participam no estúdio da rádio e uma câmera transmite todo o trabalho ao vivo no Facebook. Recentemente, a página do face dos Agentes de Trânsito de Gravataí fez uma entrada ao vivo na parada 61 da avenida Dorival, para mostrar o saldo de um acidente de trânsito que arrancou o ponto de ônibus do lugar. A qualidade técnica não ficou devendo nada para os links tradicionais de televisão.

 

: Numa decisão inovadora a prefeitura de São Paulo decidiu acabar com carros oficiais locados para usar veículos do aplicativo de transportes 99. Os servidores daquele município que fazem deslocamentos para exercer seu trabalho têm à disposição serviços de táxis e carros de transporte individual da companhia. A 99 venceu uma licitação de R$ 50 milhões por um ano e a prefeitura vai economizar em aluguéis de carros R$ 120 milhões anuais. Eu ainda acho que os servidores devem usar o ônibus, por que não? Se dizem que ele é bom para mim, é bom pra você, então ele é bom para todos, inclusive para os servidores públicos. Mas o prefeito João Dória acertou na sua decisão de reduzir estes custos colocando a tecnologia como protagonista da gestão.

 

Foi mal

 

: Recentemente a operadora de TV por assinatura SKY, uma das líderes em reclamações dos consumidores, fez algumas alterações nos canais e mudou quase todos eles de número. A exceção se aplicou apenas aos canais da poderosa Globosat. Muitos clientes foram na sua página do Facebook para reclamar da ação que não deve ter agregado nada de positivo. Essa mudança fez uma vítima, que foi a TV Novo Tempo, canal ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia. O canal perdeu o tradicional número 14 para outra emissora e foi jogado para o 165, lá no final da lista. Um dos pastores da igreja, Rodrigo Silva, disse no YouTube que a operadora foi intransigente com a direção da Novo Tempo, o que culminou na saída do canal da SKY. A operadora ignora que muitos fiéis contratam essas TV’s por assinatura apenas para ter a imagem da TV Novo Tempo, que é considerada uma extensão da igreja em suas próprias casas. E não pagam mensalidade barata. Aqui no estado, esse canal tem filial em Cachoeira do Sul (TV Cachoeira) e retransmite a programação da matriz paulista pelo canal 44 UHF em Porto Alegre.

 

Na semana que vem

 

: Segunda-feira que vem eu trago uma entrevista exclusiva na região, com um dos principais nomes que divulga o open source no Brasil, o DioLinux. Gaúcho de Marau, Dionatan Simioni fala abertamente sobre distribuições Linux (variedade de sistemas operacionais que são Linux), programas de código aberto (LibreOffice, GIMP, entre outros) e suas vantagens para uso doméstico e principalmente para empresas.

 

Tem algum contato para fazer?

 

Sugestões para a coluna, envio de material ou parcerias, escreva um e-mail para: andreomf@live.com.

 

Até mais!

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

É MAGA na veia, baby

Não é de surpreender que Trump tenha lançado uma monumental e sedutora, embora arriscadíssima, operação psicológica para mudar à força a narrativa. Compartilhamos o artigo do jornalista Pepe Escobar, traduzido

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade