EXCLUSIVO | Tumulto na Prefeitura
12h10 — Aconteceu há poucos instantes um tumulto durante uma tentativa de entregar um ofício com reivindicações ao prefeito Marco Alba, por parte dos professores municipais que participa da greve geral desta sexta-feira e desde a manhã estão mobilizados, com o apoio do Cpers/Sindicato e sindicatos dos Químicos e Metalúrgicos.
O enfrentamento se deu ainda no térreo, no saguão do prédio onde fica o gabinete do prefeito Marco Alba e várias secretarias da administração municipal.
Mais detalhes em breve, em texto e videos.
Professores na frente da Prefeitura
11h40 — Parte do professorado público municipal de Gravataí, em movimento realizado nesta sexta-feira com a aula pública sob o tema "Entendendo o déficit atuarial do Ipag" e apoio do Cpers/Sindicato, e sindicatos dos químicos e metalúrgicos do município, esteve há pouco na frente da Prefeitura de Gravataí. O movimento faz parte da Greve Geral programada para acontecer em todo o país nesta sexta-feira (30/6).
Antes, a presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Gravataí (SPMG), Vitalina Gonçalves, disse:
— Além da greve geral contra as reformas trabalhista e previdenciária, criamos espaço para lutar contra o congelamento de salários, com perda de 15%, e pelo Ipag, bode na sala colocado pelo governo e que apresenta um falso défict.
: Grupo de professores fez caminhada até a Prefeitura, agora há pouco
Aula pública dos professores
9h30 — Está em andamento neste instante no Salão Paroquial da Igreja Matriz a Aula Pública dos professores municipais organizada pelo Sindicato dos Professores Municipais de Gravataí para tratar das reformas trabalhista e previdenciária nacionais e, ao mesmo tempo, da previdência municipal dos servidores, o IPAG.
O tema da aula pública é "Entendendo o déficit atuarial do Ipag".
Depois os professores vão realizar uma caminhada até a Prefeitura Municipal. Expectativa é de que 40 estabelecimentos de ensino da rede municipal estejam paralisados, de um total de 69 estabelecimento, incluindo as de ensino infantil. Na primeira greve a paralização foi de 100%.
: Silvestre Silva Santos registrou o congestionamento em Cachoeirinha agora há pouco
Transcal não teve registro de bloqueio
6h37 — A Transcal, que opera o transporte intermunicipal em Cachoeirinha e na Morada do Vale, em Gravataí, não registrou bloqueios nem atrasos nas saídas nesta manhã de sexta-feira.
O único inconveniente para os moradores da região é o velho e conhecido engarrafamento que diariamente acomete quem trafega pela avenida Flores da Cunha a esta hora da manhã. Com chuva, é bom motoristas manterem atenção redobrada ao trânsito.
Moradores relatam tranqueira depois da liberação da Sogil
6h28 — Com os portões liberados, a Sogil pôs seus ônibus às ruas logo depois das 6h – mas moradores e motoristas começam a enfrentar um outro problema: os congestionamentos.
Próximo às pontes do Parque dos Anjos, o engarrafamento já chega a 4 quilômetros.
A alternativa, para quem pode, é pegar a Freeway na altura da GM e sair no acesso à ERS-118.
URGENTE | Garagem da Sogil liberada
6h18 — A Sogil acaba de confirmar a liberação dos portões da garagem da 96. Com isso, os ônibus voltam a circular normalmente pela cidade, reforçando a frota que já estava nas ruas e saía das garagens das paradas 107, da 76 e do Centro.
O bloqueio, promovido por manifestantes de centrais sindicais, durou cerca de 45 a 50 minutos. Cerca de 20 ônibus deixaram de sair nesse intervalo.
URGENTE | Sogil informa que demais garagens, por enquanto, não foram bloqueadas
6h01 — A Sogil confirmou oficialmente que, até o momento, as demais garagens da empresa operam normalmente e seguem atendendo a demanda por transporte na cidade na manhã desta sexta-feira, embora parcialmente. Com o bloqueio total do portão da garagem da 96, a largada principal dos ônibus, desde às 5h15 da manhã, o transporte tende a complicar na cidade — mas não parou totalmente.
URGENTE | Ação na Sogil é pacífica
5h49 — O Seguinte: acaba de apurar que o caminhão de som que bloqueia a saída dos ônibus na garagem da Sogil na parada 96 foi contratado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, mas a manifestação é comandada pelo conjunto das centrais sindicais que organizaram a Greve Geral desta sexta-feira.
Até o momento, o protesto é pacífico e não houve qualquer incidente.
Um diretor da empresa, que está no local, tenta negociar com os manifestantes a liberação dos ônibus, que vinham saindo normalmente até por volta das 5h15 desta manhã.
Não há previsão para novas saídas.
: Caminhão de som impede a saída de ônibus da sede da empresa, na parada 96
ATENÇÃO: Garagem da Sogil na 96 acaba de ser bloqueada
5h18 — Manifestantes acabam de bloquear a saída dos ônibus da garagem da Sogil na parada 96. É o primeiro ato da Greve Geral desde as primeiras horas da madrugada.
Um caminhão de som e cerca de 25 manifestantes estão no portão da empresa agora.
A informação é de o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí estaria a frente da operação.
Ônibus saem normalmente das garagens da Sogil
4h44 — Até agora, ônibus da Sogil circulam normalmente e sem atrasos na madrugada chuvosa desta sexta-feira em Gravataí. Nenhum incidente ou bloqueio foi registrado pela empresa.
Diferentemente de 28 de abril, nenhum manifestante chegou aos pontos de largada para impedir a saída dos ônibus.
Na garagem principal da empresa, duas viaturas da Brigada Militar montaram escolta no portão. Ficam até as primeiras horas do dia, mas nada de anormal foi registrado até o momento.
Nas demais garagens — Centro, 107 e 76 — nenhum incidente..
O Seguinte: segue de plantão, acompanhando.
: Cartaz informa clientes sobre apoio à Greve nesta sexta | Foto: Divulgação.
Escritório pára pela Greve
3h59 — Em Gravataí, pelo menos uma empresa não vai abrir as portas em apoio à greve dos trabalhadores: é o escritório de advocacia de Bruno Kahle e Moacir Bitencourt, no Centro.
Nesta quinta, quem passava pela porta do escritório, que fica no comecinho da Dorival de Oliveira, via o cartaz da foto acima.
Tudo normal na Transcal
3h54 — Com o perdão do infame trocadilho, na garagem da Transcal, Zona Norte de Cachoeirinha, tudo transcorre como uma sexta-feira qualquer. Os ônibus saem no horário e não há registro de manifestantes diante do portão da empresa.
Expectativa para logo mais às 5h, quando começa o fluxo do dia.
O Seguinte: acompanha.
: Na garagem da Sogil, tudo dentro da normalidade nesse início de madrugada | Foto: Rodrigo Becker
Até agora, uma sexta normal na Sogil
No primeiro giro pelo madrugadão da Greve, nada: em frente à garagem da Sogil, na parada 96 da ERS-030, a movimentação é normal. Ônibus entram e saem nos horários programados.
Nenhum manifestante ou piquete comprometem a largada na empresa.
— Na outra vez, essa hora já tinha uma corrente no portão — conta o guarda.
O pico de saídas da Sogil começa por volta das 4h30 da manhã. O Seguinte: vai acompanhar e conta, aqui no Atualizadão, se a cidade vai mesmo ter ônibus neste dia que era para ser de Greve Geral.
Mobilização das Centrais Sindicais começa às 6h em Porto Alegre
23h03 — As Centrais Sindicais convocam seus afiliados à mobilização da Greve Geral nesta sexta a partir das 6h da manhã. A concentração acontece no Terminal Cairú, Zona Leste da Capital. De lá, seguem em caminhada para um primeiro ato na Estação Rodoviária.
Em seguida, também em caminhada, vão até a Esquina Democrática, no Centro.
ATENÇÃO — Como o Terminal Cairú é usado por ônibus da Sogil, de Gravataí, pode haver atrasos e congestionamentos na região. Os ônibus que seguem até o Centro pela Avenida Farrapos também podem atrasar.
Em Porto Alegre, ponto de grevistas será cortado
22h46 — A Associação dos Transportadores de Passageiros da Capital, a ATP, também divulgou nota esta tarde. No documento, informa que as empresas de ônibus vão descontar dos funcionários grevistas o dia não trabalhado, o descanso remunerado e o vale-alimentação.
Para a ATP, a greve é ilegal.
: Presidente do Sindilojas, José Rosa
Sindilojas: "para nós, não tem greve"
21h56 — No final da tarde desta quinta-feira, o Sindilojas de Gravataí emitiu uma nota convocando o comércio a abrir as portas nesta sexta — e trabalhar.
— Para o Sindilojas, não tem greve. O objetivo da mobilização é a não aprovação da Reforma Trabalhista. Somos favoráveis a esta mudança — diz a nota.
Confira a íntegra da manifestação:
Para o Sindilojas, representante legal das empresas do comércio de bens e serviços de Gravataí e Glorinha, não tem greve. Precisamos trabalhar, manter girando a roda da economia, que gera empregos e renda. É isso que nossos representados e associados devem fazer nesta sexta-feira, 30 de junho. Destacamos que o objetivo desta mobilização é a não aprovação da Reforma Trabalhista que tramita no Congresso. Somos favoráveis a estas mudanças, tão necessárias à modernização das relações de trabalho no País, alinhados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS).
Expectativa é de ônibus nas ruas nesta sexta
Sindicato dos Rodoviários vai participar da greve, mas afirma que não fará piquetes na porta das empresas
21h17 — E, se não tiver piquete, tem ônibus. A Sogil, em Gravataí, divulga desde o final da tarde um comunicado em que reafirma a disposição de mandar às ruas todos os horários em que opera, tanto nas linhas municipais quanto intermunicipais.
Transcal e Stadtbus, em Cachoeirinha, também.
O Seguinte: vai acompanhar a partir de agora toda a movimentação da greve e, a qualquer momento, tem novas atualizações — tudo sem frescura, em formato de blog, aqui no site e nas redes sociais
Quem tiver imagens ou dúvidas, pode chamar no Whats: (51) 99325.3770.