gripe H1N1

Negativada a suspeita de Gripe A em Gravataí

Sábado que vem vai ser o Dia D de Vacinação contra a Gripe para a população integrante do chamado grupo de risco, das 8h às 17h

O secretário municipal de Governança na Prefeitura de Gravataí, Claiton  Manfro, tranquilizou a população agora à tardinha afirmando que não passou de suspeita a informação de que uma criança que frequenta a Escola Municipal Bonsucesso estaria com a gripe H1N1.

O caso ganhou repercussão em páginas e grupos da rede social Facebook nesta segunda e terça-feira, com postagens de pessoas alertando para o risco de contaminação e pedindo providências às autoridades de Gravataí, como vereadores e secretaria municipal da Saúde.

De acordo com o secretário Manfro, o caso envolve uma menina de cinco anos que deu entrada no Hospital da Ulbra no dia 5, sexta-feira passada. Como a criança apresentava os sintomas da doença foi observado protocolo determinado pelo Ministério da Saúde.

Ou seja, os médicos passaram a ministrar o medicamento Tamiflu, indicato para os casos de H1N1. Paralelamente foram coletadas amostras para a realização de exames visando a comprovação, ou não, da doença. Hoje, às 15h30min, foi emitido laudo negativando o caso, ou seja, não é H1N1.

Manfro ainda lembrou que desde que a criança foi internada a secretaria municipal da Saúde de Gravataí vem acompanhando o caso. Inclusive, já foi solicitada à direção da Escola Bonsucesso a realização de uma reunião com a comunidade escolar para explicar o caso e falar sobre formas de prevenção.

 

Dia D da vacinação

 

Já no próximo sábado, dia 13, a secretaria da Saúde promove o Dia D de Vacinação contra a Gripe para a população integrante do chamado grupo de risco. As unidades de saúde do município ficarão abertas das 8h às 17h para quem for receber doses da vacina. O Dia D faz parte da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que teve início em 17 de abril.

— Esta é a forma mais eficiente de reduzir a incidência da doença entre a população e a nossa meta, nesse ano, é chegar a 90% das pessoas nos grupos de risco, que chega a 72 mil pessoas. Esse ano o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de professores na população alvo com o objetivo de reduzir os casos de gripe das escolas, locais com grande circulação de pessoas iniciativa que já foi colocada em prática no nosso governo — disse o secretário da Saúde, Laone Pinedo.

A coordenadora da Unidade da Saúde da Família (USF) Águas Claras, Genandra Silva, diz que a adesão à campanha é sempre boa e que a população foi orientada a chegar cedo para evitar as longas filas do final da tarde. Ela lembrou que quem não receber a vacina pode se proteger com alimentação adequada, exercícios, higiene das mãos e mantendo ambientes arejados.

As doses serão distribuídas nas unidades de saúde do município até o dia 26. Para ser imunizada a pessoa precisa levar carteira de vacinação, documento de identificação e comprovante de residência. Para pacientes crônicos, é exigida a prescrição médica.

 

Grupo de risco
 

O grupo de risco é composto por crianças de seis meses até cinco anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes e mulheres que estejam com até 45 dias após o parto, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade