Em novembro de 2016 começamos a chamar atenção da presença de Bugio nas vegetações existentes nas margens do rio Gravataí e em seus afluentes. Muitas pessoas nos procuraram para saber sua localização exata para também poderem contemplar.
O Projeto Rio Limpo, através da Associação de Preservação da Natureza – Vale do Gravataí (APN-VG), lançou a campanha LUGAR DE BUGIO É NA MATA DO RIO GRAVATAÍ. Mais que um alerta para sua ocorrência por aqui, também com o objetivo de iniciar e aprofundar conhecimentos hoje distantes de nossa comunidade.
Mapear os corredores de vegetação por onde eles se deslocam geralmente a procura de alimentos e divulgar seus hábitos alimentares é fundamental para que possamos preservá-los.
O efeito de nossa urbanização e isolamento em nossos apartamentos e condomínios tem nos afastado cada vez mais do contato com a natureza, ficando a sua observação apenas nas telas de televisão.
A TVE lançou um programa chamado ECODESAFIOS, onde aborda vários temas sobre a sustentabilidade socioambiental. Tivemos a oportunidade de no programa sobre água ele ser realizado no rio Gravataí e no barco escola Rio Limpo.
Estas combinações de oportunidades de destaque para nossas bandeiras têm somente se consolidado graças ao grande apoio que temos recebido de várias instituições governamentais e da sociedade civil.
Trabalharmos de maneira sistêmica é fundamental para o sucesso das lutas pelas nossas bandeiras. O Projeto Bugio chega com o espírito de criarmos caminhos de sustentabilidade para uma espécie que tem sofrido com a ocupação humana de seus habitats.
Iniciamos assim a procura de parceiros que possam se agregar a esta luta pela sobrevivência deste primata entre nós. Venha conosco evitar que só possamos visitar o bugio em zoológico.
Confira o selo da campanha