O único defeito do jornal Extra Classe, se se pode dizer assim, é ser dirigido. Quer dizer, só tem acesso a ele os associados do Sindicato dos Professores Privados, o Sinpro/RS, o que o torna um pouco desconhecido pela imensa massa de leitores do estado. Se circulasse em bancas, provavelmente seria candidato ao elogio de melhor jornal gaúcho.
Tal relevância se confirma no volume comemorativo dos 20 anos do veículo. Em 144 páginas, o resumo da impecável trajetória abrange todas as capas e as reportagens destacadas. Edições que fizeram história dentro e fora do seu universo leitor, cobertos por 25 mil exemplares/mês.
O conteúdo editorial excede a pauta classista: foca o debate das principais questões sociais da atualidade, sobretudo os direitos da cidadania. Sua contribuição à sociedade inclui a defesa da liberdade de pensamento e expressão e a denúncia de atos e fatos contra o bem comum e à natureza.
O Extra Classe, editado a partir de 1996, tem uma equipe editorial que prima por seu elevado critério jornalístico. Valéria Ochoa, Cesar Fraga e Gilson Camargo são os principais editores, e, entre muitos outros colaboradores profissionais, traz o humor de Luis Fernando Verissimo, Santiago, Edgar Vasques, Canini e Fraga.
O livro, publicado pela Carta Editora, tem edição e design de Gilson Camargo, capa de Edgar Vasques. Teve lançamento no Sinpro/RS em 30/4 e agora começa a ser distribuído em diversas livrarias do estado. Valioso para estudantes de jornalismo, representa um documento para uma futura história da imprensa gaúcha.
: Ilustração de Edgar Vasques
Para saber mais do livro, acesse aqui.
Para conhecer o jornal Extra Classe, acesse o site.