Pode ser que você ainda não tenha dado a devida atenção àquela parede ou aqueles muros pintados no seu trajeto diário. Pode ser que adore o visual que quebra o cinza urbano. Poder ser que vire a cara para o que parece sujeira gráfica. Meu senhor, minha senhora, pessoal todo: aquilo é arte, não pichação. A arte de rua expressa idéias, tem visão da vida e do mundo; a pichação não tem nada a dizer a ninguém, a não ser avisar que aquele território foi demarcado, com uma mijada de spray
A street art já tomou conta do planeta, imensa galeria a céu aberto. É o mais público dos canais de expressão, a cara multifacetada do século XXI. E aqui no Brasil, nas metrópoles ou nas pequenas cidades, nossos artistas urbanos transformam empenas e paredes de túneis e murais e muretas emtelas. Às vezes gigantescas, dialogam com quem passa: ou sussurram em tintas e imagens delicadas ou berram em traços e cores fortes. E o público, pedestre ou motorizado, recebe os impactos e, quando a indiferença dá uma folga, alguma reflexão acontece, até admiração é possível.
: Arte de Zeh Palito, artista de Limeira/SP
Muitos desses artistas, jovens saídos de escolas de arte ou dos guetos sociais, já alcançam certa notoriedade. Seja no Brasil ou até no exterior, o que eles pintam tem ressonância. É o caso de dois expressivos artistas nacionais: Criola, mineira de 24 anos, e Zeh Palito, paulista de 28. Ambos se destacam na arte urbana pela temática negra, pela afirmação das origens e valorização da raça. Seus desenhos e pinturas saem da paisagem pelas tonalidades étnicas, pelo engajamento social, pela consistência e coerência temática das suas galerias nas redes.
Na próxima parede ou muro grafitados em seu caminho, melhor parar para admirar e pensar. O artista merece respeito. Ele produz arte de graça, para todos.
Para ler os perfis desses dois artistas e ver detalhes da sua arte, acesse o blog street art brasil
Para conhecer a criação de Zeh Palito, acesse seu Facebook e também seu Flickr.
Para conhecer a criação e a atuação de Criola, acesse seu Facebook e também seu Instagram.