No último dia de missão internacional no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), os secretários municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Selma Fraga e João Maria Campos, visitaram a Fortinet, uma das grandes empresas do ramo da segurança, e a Plug & Play Tech Center, que atua na aceleração de startups, a partir da maior plataforma de inovação mundial.
No tour de cerca de três horas de duração foi apresentado que a Fortinet atua no ramo da cibersegurança, atendendo mais de 580 mil clientes em diversos países. Dentre o portfólio de produtos, estão desde chips tecnológicos até sistemas operacionais, incluindo computadores, redes, energia e segurança.
De acordo com os secretários, a partir desta agenda, foi possível reforçar a convicção de que a segurança cibernética está cada vez mais demandada, sendo uma das grandes preocupações de empresas e governantes, receosos com a vulnerabilidade de seus dados. Como forma de precaver-se destas situações, é necessário investimentos em infraestrutura e segurança digital.
Finalizando a agenda, também foi possível conhecer os programas de qualificação de startups da Fortinet. E, buscando implementar estes treinamentos em Gravataí, iniciou-se uma aproximação com o Major Account Manager José Paulo de Oliveira.
Plug & Play Tech Center
Na Plug & Play Tech Center, os secretários conheceram a maior plataforma de inovação do mundo, que, durante a pandemia, acelerou mais de 200 startups, tendo entre seus unicórnios – startups de porte gigante -, empresas como a Rappy, o PayPal, o DropBox e a Fiscal Note, além do Google.
Embora tenha iniciado seus serviços como um hub de trabalho cooperativo, nos dias atuais, a Plug & Play atua como uma venture capital – empresa que faz investimentos de alto risco na área da tecnologia.
Entre os principais serviços da Plug & Play, está a identificação de problemas ou demandas de grandes empresas, a fim de apresentar soluções norteadas pela expertise de suas startups. Também foi destacado que a empresa, objetivando solucionar problemas da sociedade, reúne diversas startups para agregarem na resolução de demandas, como, por exemplo, a mobilidade urbana de um país.
Ao final do encontro, foi possível apresentar mais sobre as ações do governo municipal, o que gerou interesse por parte da empresa e possibilitou que, futuramente, a Prefeitura possa estabelecer relações com a Plug & Play, a partir do escritório da companhia, localizado em São Paulo.