O prefeito Luiz Zaffalon participou da cerimônia de formatura da segunda turma do curso de Fundamentos da Robótica Industrial 4.0, oferecida pela Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais da Educação (Smed) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A formação faz parte do programa Usina de Talentos e já beneficiou cerca de 50 alunos da rede municipal neste primeiro semestre.
– Existe, hoje, um gap de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Muitas empresas precisam formar um profissional para colocar na produção – destacou Zaffa, que contou já ter feito curso profissionalizante:
– Eu também já estive numa sala como essa e tenho certeza de que, se continuarem neste ritmo, sempre terão bons empregos.
A ação faz parte do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Smed e da Usina de Talentos da SMICT, que visam desenvolver pessoas a partir de bases tecnológicas, em prol da capacitação de futuros profissionais e professores com base nas exigências futuras do mercado de trabalho.
– Esse curso vai capacitá-los e será um diferencial quando entrarem no mercado de trabalho – destacou a titular da SMICT, Selma Fraga.
– Vocês são responsáveis pelo futuro que vão conquistar e este é um trabalho pioneiro no município – enfatizou.
A gerente de operações do Senai Suzana Sartori elogiou o governo por incentivar os alunos da rede municipal a buscarem qualificação profissional.
– O conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente. Quanto mais conhecimento, mais oportunidades no mercado de trabalho, mais chances de uma carreira profissional de sucesso – disse.
Os temas abordados dentro da sala de aula foram desde a tradicional matemática até a linguagem da programação e a realidade da indústria e dos robôs industriais. Os alunos desenvolveram diversas atividades usando desde legos até softwares, como o Computer Aided Design (CAD).