Com o objetivo de facilitar o acesso de contribuintes e servidores aos serviços do governo municipal, a qualquer hora e lugar, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Modernização e Transparência (Smat), oferece mais de 400 serviços on-line. Segundo a IPM Sistemas, empresa que desde 2013 é responsável pela implantação de novas rotinas na prefeitura, na área de TI (tecnologia da informação), cerca de 50 novos serviços digitais foram criados somente nos últimos seis meses.
De forma segura e ágil, os contribuintes podem acessar os serviços pelo site ou pelo aplicativo de celular Atende.net. Entre os serviços mais acessados pelos contribuintes estão: guias de IPTU, certidão negativa de débitos, guias de ISS/Alvará, guia de dívidas ativas, carta de serviços e autenticidade de boletos. Abas como serviços ao servidor, margem consignável, prova de vida- IPG, cartão adiantamento e pedidos de pensão são os mais acessados entre os servidores públicos.
Para o secretário da Smat, Mauro Bossle, a ideia inicial do site, implementado em abril de 2013, era atender a todos os serviços. Para facilitar ainda mais a vida dos cidadãos que precisam dos serviços da prefeitura, em 2018 foi criada a ferramenta digital Atende.net.
Atualmente, são 404 serviços on-line, com 130 mil acessos, semanalmente, sendo que 24 mil são em dias úteis. Aos finais de semana, esse número é de cinco mil acessos diários. O diretor de Tecnologia e Transparência da Smat, Andrei Thurm, destacou que a tendência é que o número de serviços continue crescendo, “à medida em que continuam as digitalizações dos processos atuais”.
O aplicativo Atende.net está disponível para os sistemas IOS e Android. Com ele é possível agendar consultas médicas e odontológicas, verificar a disponibilidade de remédios nos postos de saúde, emitir carnês de IPTU, acompanhar processos, consultar débitos com o município e efetuar o pagamento de impostos municipais, por meio da leitura automática do código de barras das guias pelos aplicativos de bancos, sem a necessidade de impressão do documento.
Como utilizar os serviços on-line
1. Para requerimento dos serviços, é necessário clicar no link “Cadastre-se” para solicitar um login e uma senha de acesso ao Portal (gravatai.atende.net);
2. Após a liberação do acesso, que será enviado por e-mail ao requerente, é só fazer o pedido por meio do Portal do Cidadão, na área de “Serviços Relacionados” ou no banner “SMDUR digital”.
3. Outros serviços oferecidos: certidões (denominação de rua, quarteirão, zoneamento, baixa, diretriz municipal, extensão de rede e informativa), abertura de vala (ligação de água, ligação energia elétrica, rede esgoto pluvial e cloacal) e renovação de alvará de licença para construção e demolição e para construção de muro.