O vereador Fernando Pacheco (União Brasil), o ‘Fernando Deadpool’, resta envolvido em mais uma polêmica político-policial ao fiscalizar a UPA da 74, em Gravataí, como o próprio relata nesta terça-feira em post em suas redes sociais.
Em associação com pacientes que reclamam de mau atendimento, tem sido o parlamentar um ‘doutor de plantão’, relatando casos de pacientes que contestam diagnósticos e inclusive acusando de negligência médica a morte da criança de 3 anos que “entrou andando e não voltou para casa”, como escreveu, em outro post com 463 curtidas, 72 comentários e 117 compartilhamentos em apenas um de seus perfis no Facebook.
Cuidado, vereador! Não quero aqui usar do que seria uma crítica possível, de que o senhor usa a desgraça das pessoas para se promover. Parto do pressuposto de que faz suas denúncias, sempre filmadas, gravadas e compartilhadas, por indignação. Mas colocas em risco os profissionais de saúde, ao apresenta-los como culpados pelos problemas históricos do tão necessário SUS.
Há muita gente boa que trabalha nas UPAs, se dedica ao que faz, e tem medo de agressões.
Proponho ao senhor, pelo menos como teste, mude por um mês seu jeito de agir. Documente as situações em silêncio e encaminhe para a Santa Casa – duvido o superintendente Antônio Weston não lhe receba – e, se necessário, para o Ministério Público.
A UPA, o Hospital e o posto de saúde são lugares onde todos chegam doentes; uns mais, outros menos, e cada um sentindo na sua medida, ou mesmo em desespero ao testemunhar um familiar que ama sofrendo. Mas a medida técnica disso não se resolve no achismo, no grito, na selfie ou na live. Há um protocolo científico para atendimento.
Não estou aqui dizendo que a saúde de Gravataí é o paraíso na terra redonda, e nem que a bicentenária Santa Casa, ao colocar sua grife no Hospital Dom João Becker e, a partir deste ano, administrar as UPAs, não teve, tem ou terá falhas no atendimento.
Só reputo é necessário equilíbrio na cobrança; uma dosimetria na pena dos ‘culpados’ do dia.
O senhor já tem seus B.O. com a Prefeitura, como recentemente reportei em Deadpool contra Prefeitura: Os documentos que prefeito enviou à Câmara sobre incidentes com vereador de Gravataí e outros links relacionados no artigo.
Estás sempre no alvo para cassarem seu mandato, como alerto desde o ano passado, em Fernando Deadpool age como um Boca Aberta de Gravataí; Um vereador a cliques da perda do mandato.
Ao fim, sugiro uma reflexão; não coloque em risco um mandato que é popular, e nunca abandone a dedicação a uma pauta tão necessária, como a saúde. Mas leve em conta que as UPAs fazem 150 mil atendimentos por ano. Com a força de suas palavras e capacidade de comunicação, não jogue todo um povo contra profissionais de saúde usando o detalhe, nunca o todo – mesmo que, reconheço, o detalhe por vezes seja uma vida, ou uma morte.
É uma responsabilidade que o senhor precisa ter, como vereador.