Em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, neste domingo, 20, um passeio ciclístico alusivo ao Novembro Azul. Cerca de cem ciclistas participaram da atividade, que arrecadou alimentos não perecíveis. No sábado, 19, seis unidades de saúde realizaram ações referentes à campanha que é voltada para a saúde do homem.
– É sempre muito importante essa união entre saúde e esporte. Parabéns aos participantes, que tornaram este evento tão relevante para a conscientização sobre a saúde masculina – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A concentração ocorreu no Parcão de Gravataí, às 8h30min, com largada às 9h, mediante a entrega de 1 quilo de alimento não perecível. Ao todo, o trajeto feito pelos ciclistas teve nove quilômetros de percurso. Além da atividade, os participantes receberam camisetas reforçando a importância do cuidado com a saúde.
De acordo com o secretário da SMCEL, Leandro Ferreira, a ação mostrou-se fundamental à medida que o esporte é um forte aliado na prevenção ao câncer de próstata e demais doenças.
– O passeio foi muito legal, pois reuniu famílias para pedalarem juntos. Com o apoio da família, torna-se mais fácil conscientizar os homens para realizar os exames preventivos e os cuidados com a saúde – lembrou o secretário.
Unidades de saúde
Além do passeio ciclístico, seis unidades de saúde organizaram atividades ao público masculino neste final de semana. Entre elas, as USFs Morungava, Águas Claras, Itacolomi, Barro Vermelho e Itatiaia e a UBS Vera Cruz promoveram testes rápidos, solicitação de exames, consultas médicas e de enfermagem.
De acordo com a coordenadora da USF Itatiaia, Aline Cunha, a procura pelos serviços oferecidos na unidade neste ano foi superior, inclusive, a períodos pré-pandêmicos. Ao menos, 38 atendimentos foram feitos durante o sábado, das 8h às 17h.
– Realizamos testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, consultas médicas (com encaminhamento para vasectomia e para exames de check-up) e verificação de pressão arterial, peso e altura, bem como verificação da situação vacinal. Até paciente com pressão alta ficou conosco em observação durante as atividades – comentou Aline.
Câncer de próstata
Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata possui fatores de risco para o aparecimento da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o histórico de câncer de próstata na família (pai, irmão ou tios) é um fator de risco importante e que deve ser monitorado. Além disso, sabe-se que o sedentarismo, a alimentação com excesso de gorduras e o consumo excessivo de álcool são hábitos que contribuem para o surgimento da anomalia.
Homens a partir de 45 anos com fatores de risco, mesmo na ausência de sintomas, ou com 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para os exames preventivos, tanto o toque retal quanto o exame de sangue PSA. A SMS ressalta que o diagnóstico precoce é fundamental para possibilitar uma chance maior de tratamento bem sucedido. Anualmente, cerca de 16 mil homens morrem por conta da doença no país, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).