RAFAEL MARTINELLI

O ‘código-fonte’ da desfiliação do vice-prefeito Dr. Levi do Republicanos de Gravataí

Levi em uma das vezes em que assumiu a Prefeitura de Zaffa

Dr. Levi Melo pediu desfiliação do Republicanos de Gravataí, partido pelo qual foi eleito vice-prefeito de Luiz Zaffalon (MDB) em 2020 e era o presidente municipal pelos últimos cinco anos.

Siga a carta aberta divulgada pelo médico e, abaixo, sigo.

“…

Aprendi que a política deve ser sempre um meio de transformação para poder ajudar aqueles que mais precisam. Busco seguir esse ensinamento todos os dias na minha carreira profissional e pública. Sou grato ao Republicanos por ter acreditado em mim nesses 5 anos na presidência da sigla municipal. Ainda mais grato por indicar o meu nome para vice-prefeito da nossa Gravataí e assim poder concretizar o sonho de levar o Republicanos para o Executivo Municipal.

O Republicanos é um partido que cresce a cada eleição e fico feliz por ter contribuído neste crescimento. Na esfera municipal, na eleição legislativa, teve expressivo aumento na votação entre uma eleição e outra (2016 e 2020). Liderei com sucesso, na cidade, a campanha que elegeu o General Mourão como senador do Rio Grande do Sul, assim como fiz frente, por aqui, na defesa da reeleição do presidente Bolsonaro, o qual recebeu expressiva votação em Gravataí. No mesmo pleito, por integrar um projeto político que prioriza os interesses da cidade optei pelo apoio à eleição de Marco Alba, a deputado federal, e Patrícia Alba, a deputada estadual. Acredito que ao elegermos ou pleitearmos a eleição de representantes daqui (de políticos que pertençam a este bloco), quem ganha é a população de Gravataí. Essa decisão teve a ciência do Presidente Estadual do Republicanos, pois eu mesmo comuniquei a ele minha decisão.

Pois bem, chegou a hora de mudar. Mudar não de ideias ou convicções. Percebi que o conceito que tenho da política infelizmente diverge do que algumas lideranças municipais do Republicanos esperam de mim, embora respeite. Acredito que a política deve ser sempre a arte de somar e dialogar. Podemos divergir, mas existe algo que nos aproxima, a vontade de tornar Gravataí um município protagonista, a nível nacional, no desenvolvimento econômico e social.

Agradeço a confiança, amizade e respeito pela convivência dos últimos anos. Por isso, venho através dessa carta comunicar a minha desfiliação do quadro de filiados ao Partido Republicanos. Sigo exercendo meu mandato de vice-prefeito mesmo que, temporariamente, sem partido, honrando os 57.659 votos recebidos da população de Gravataí na chapa Zaffa/Dr. Levi.

…”

Sigo eu.

O código-fonte da desfiliação o Dr. Levi comete no trecho “percebi que o conceito que tenho da política infelizmente diverge do que algumas lideranças municipais do Republicanos esperam de mim, embora respeite” e “acredito que a política deve ser sempre a arte de somar e dialogar”.

O Republicanos, que é o partido da Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo e dos pastores-políticos Carlos Gomes e Sérgio Peres, tem ameaçado sair do governo alegando falta de cargos relevantes e orçamento.

Fato é que os pastores aceitaram, mas não abençoaram seu presidente municipal não ter feito campanha para os dois, para deputado federal e estadual, e sim para os gravataienses Marco Alba (MDB) e Patrícia Alba (MDB).

O mesmo vale para Selma Fraga, secretária de Ciência e Tecnologia, que é uma estrela do governo, uma das políticas que mais aparece e tem incentivo do prefeito, mas que hoje é vista pelos pastores mais como cota pessoal de Zaffa do que indicação do partido.

Evangélico e também pastor, o único vereador, Fábio Ávila, ‘Republicanos-raiz’, já manifestava, de seu jeito discreto, o descontentamento de Carlos Gomes e Sérgio Peres.

Fábio chegou a ensaiar uma dissidência na base de governo, ao lado de Demétrio Tafras (PSDB), articulando com alguns oposicionistas uma candidatura do tucano, como revelei em Alison Silva é o favorito para presidir Câmara de Gravataí; Por que lembra o pai, Acimar. A rebelião restou frustrada, como reportei em Alison ‘Acimar’ Silva será o presidente da Câmara de Gravataí em 2023; É o candidato de Zaffa e Marco Alba.

Os dois restaram isolados, apenas com a manifestação pública de apoio de Bombeiro Batista (União Brasil), cuja filiação no Republicanos Dr. Levi vetou, como reportei em Vereador Bombeiro é vetado no Republicanos por Dr. Levi e a base do governo Zaffa. PF Coruja é convidado; A autoimolação.

Pelo que apurei a estratégia do Republicanos para 2024 é ter candidatura própria à Prefeitura, projetando com isso dar mais visibilidade ao partido para aumentar a bancada na Câmara. E já incomodava Dr. Levi a pressão para dizer “sim” ou “não”.

Ao fim, Dr. Levi demonstra compromisso com o projeto que se associou em 2017, ao, depois de concorrer à Prefeitura em 2016, desistir da candidatura na eleição suplementar de 2017, apoiando o reeleito Marco Alba (MDB), que tinha perdido para Daniel Bordignon a eleição anulada de 2016, devido à suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito.

Em 2020, mais uma vez abriu mão de concorrer a prefeito, mesmo liderando as pesquisas, para seguir o projeto do então ‘Grande Eleitor’ Marco Alba e apoiar Zaffa, que tinha 2% e, 45 dias, foi eleito com 51,2%, o que garantiria uma eleição em primeiro turno, caso Gravataí tivesse dois turnos.

Inegável é que a saída de Levi do partido traz alívio para ele, mas também para os pastores.

Hoje, ao sair do REP, o vice-prefeito informou que ficaria sem partido. Para amigos, já disse que tem o sonho de ser prefeito. Além de Zaffa, que quer concorrer à reeleição, como disse em SEGUINTE TV | 1h com Zaffa: prefeito faz balanço do governo e fala sobre polêmicas; “Sou candidato natural a reeleição. Todo mundo me pergunta”, Levi é mais um teste para a habilidade do ‘Pelé da Política’ da aldeia, Marco Alba, caso queira concorrer à Prefeitura em 2024.

Publicamente, quando você pergunta sobre o futuro, Dr. Levi olha com a expressão que criei, a fleumática ‘Cara de Levi’.

Ao menos por enquanto a paz reina publicamente entre as colunas do grupo que governa Gravataí por uma década.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade