GOVERNO

Inédito no Brasil: Patricia Lisboa assume Secretaria de Governança e Comunicação em Gravataí; Servidora tem deficiência visual

De forma inédita no Brasil, Patricia Lisboa, mulher com deficiência, assumiu, na quarta-feira, 1º, a Secretaria de Governança e Comunicação Social de Gravataí. Em território nacional, ainda não há registros de uma pessoa com deficiência visual que tenha chegado a um cargo como este. 

Em sua fala, Patricia agradeceu ao prefeito Luiz Zaffalon, que transmitia o cargo para o vice Dr. Levi, ao sair em férias de 20 dias.

– Me sinto honrada em assumir, ainda que pelo período das férias do nosso colega Airton Leal, uma secretaria com a importância da SCGOM, que é o braço direito do gabinete do prefeito – destacou.

– Tenho certeza que vai superar as nossas expectativas como faz em tudo o que lhe é proposto – disse o prefeito Luiz Zaffalon durante a cerimônia de posse da servidora, que é concursada na Prefeitura de Gravataí há cerca de 14 anos.

Bacharel em direito e mãe dos gêmeos Yasmin e Gabryel, Patricia formou-se em março de 2022 pela Ulbra Gravataí. Em uma solenidade marcada pelo ineditismo, onde a acessibilidade esteve presente em todos os momentos, a, agora secretária, lembra ainda da emoção deste dia.

– Desde o momento em que eu entrei na formatura, tudo foi descrito por uma pessoa que estava disponível para isso, foi lindo viver este momento da mesma forma que os meus colegas de faculdade – relembrou a bacharel.

Com deficiência visual desde os dois anos de idade, por uma fatalidade, Patricia tem 40 anos e atua na Assessoria da Pessoa com Deficiência de Gravataí há cerca de oito anos. Por lá, diversas políticas públicas já foram implementadas no município.

– Temos equipamento de inteligência artificial, o OrCan, para todos os alunos com deficiência da nossa rede, estamos implantando o nosso Censo Municipal da Pessoa com Deficiência, nossas  vias que estão sendo reestruturadas  por toda a cidade estão recebendo piso tátil e rampas, logo será inaugurado o nosso tão esperado Centro de Educação Especial Irmã Soledade, temos a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autistas, levamos capacitação para cem pessoas com deficiência, em parceria com o conselho, enfim, são muitos motivos para comemorar – descreveu.

Sobre um dos seus sonhos para Gravataí, Patricia não hesitou na resposta.

– Quero ver a nossa cidade ser a capital da acessibilidade – disse.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade