A Prefeitura de Gravataí está promovendo uma série de modificações no trânsito no entorno da ERS-118 para viabilizar a duplicação da rodovia estadual, que receberá um novo viaduto e uma trincheira na interseção com a Avenida Centenário. Entre as alterações em andamento está a revitalização e sinalização da rótula do Distrito Industrial com a Rua Acilino Francisco de Medeiros, via que será o principal acesso da área central do município ao complexo de empresas.
As ações viárias são de responsabilidade das secretarias de Obras Públicas (Smop) e Mobilidade Urbana (Semurb) e buscam garante maior segurança aos motoristas que circulam pelo Distrito.
– Esta rótula é antiga, e a SMOP promoveu seu alargamento, atualizando a estrutura à demanda dos dias de hoje. Posteriormente, a SEMURB procedeu a sinalização, fechando o conjunto de ações que garantirão mais fluidez e segurança para motoristas e pedestres – explica o secretário de Mobilidade, Guilherme Ósio.
Novo acesso do Distrito
Desde a última quinta-feira, 9, a ligação da Avenida Plínio Gilberto Kroeff com a rodovia foi bloqueada por tempo indeterminado, e as chegadas e saídas do complexo de empresas passaram a ocorrer pela Rua Acilino Francisco de Medeiros. Para viabilizar esta mudança, o DAER, a pedido da Prefeitura de Gravataí, construiu um novo acesso ligando a Acilino de Medeiros com a ERS-118 – nas imediações do Atacadão – no Morro do Coco. A nova rota já está consolidada e em operação. Ao final da obra, este novo e o antigo acesso serão mantidos em operação.
Serão investidos R$ 28 milhões no trecho de aproximadamente um quilômetro de extensão entre o Distrito Industrial e os acessos à Freeway. O conjunto de melhorias viárias engloba a construção de um viaduto, de uma trincheira, calçadas, sinalização e pavimentação, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2024.
LEIA TAMBÉM