Um novo paradigma para a saúde em Gravataí. Essa é a perspectiva a partir da reunião realizada nesta segunda-feira, no gabinete do prefeito. Dirigentes da Unilasalle e da Santa Casa de Misericórdia se reuniram com o prefeito Luiz Zaffalon e o secretário municipal de saúde, Régis Fonseca, para anunciar a chegada da Escola de Saúde da universidade no município.
A partir do segundo semestre deste ano, em parceria com o Hospital Dom João Becker, as graduações da instituição serão ofertadas em Gravataí.
Cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina e Serviço Social já estarão disponíveis para aulas a partir de agosto.
– É uma grande notícia para Gravataí. Contem com o nosso apoio para concretizar essa iniciativa – afirma Zaffalon.
O prefeito delegou ao secretário Régis Fonseca a função de contribuir, pela Prefeitura, com o processo de implementação do projeto de Unilasalle e Santa Casa.
Para o grupo hospitalar, a parceria é mais um avanço na qualificação do serviço de saúde local.
– Entendemos que a relação com a Unilasalle, que em Porto Alegre já é profícua, tem tudo para ser mais ainda em Gravataí. Temos objetivos ousados para o município, que vão ampliar a percepção positiva da comunidade – afirma o superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston.
Para Roberta de Almeida, gerente de ensino e pesquisa da Santa Casa, mais do que universidade e grupo hospitalar, quem será amplamente beneficiado são os moradores do município.
– A oferta de cinco cursos de graduação, consolida a parceria e promove o desenvolvimento da saúde em Gravataí, integrando o ensino e o serviço, trazendo resultados para os pacientes e para a população da cidade – ressalta.
Para o reitor da Unilasalle, o professor Cledes Casagrande, esta parceria marca a consolidação da Escola de Saúde e também a abertura para que novos projetos sejam firmados com a Prefeitura de Gravataí.
– Nós, enquanto Universidade, vemos esta parceria como algo que consolida o que já vem sendo feito pela Escola de Saúde que é oferecer cursos que prezam pela excelência e que a partir do segundo semestre levará o ensino de qualidade também para Gravataí – afirma.
O pró-reitor Acadêmico, professor Márcio Michel ressalta que a Escola de Saúde La Salle/Santa Casa é o resultado da união de duas instituições sólidas e de referência em seus segmentos e que em seu próprio nome traz a importância de se trabalhar de forma compartilhada. O objetivo, segundo o Pró-reitor, é transformar realidade por meio da educação.
– Acreditamos que não basta reunir as expertises, fazer investimentos, lançar produtos. Nós precisamos gerar soluções em educação na área da saúde, atendendo as demandas dos profissionais e instituições que estes representam. A chegada da Escola de Saúde em Gravataí é resultado da ampliação desta crença que temos, de que sempre podemos caminhar juntos quando se tem os mesmos propósitos – conclui Michel.