Em uma cerimônia que reuniu a comunidade escolar, o prefeito Luiz Zaffalon e a secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, a Prefeitura de Gravataí assumiu o convênio que viabiliza o transporte de alunos da rede estadual para escolas da zona rural. Com essa parceria, o governo municipal passa a ser responsável pelo gerenciamento do serviço para 1.200 alunos. Até que seja estabelecida a contratação, é de competência do Estado garantir esse transporte.
– Apesar de serem do Estado, esses alunos são de Gravataí e por isso nós assumimos esse compromisso, porque temos esse entendimento. Será um grande desafio, mas nós entregaremos um serviço de qualidade, assim como entregamos para os alunos da rede municipal – afirmou Zaffa.
O Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar do Rio Grande do Sul (PEATE/RS), criado em Janeiro de 2008, busca promover, por meio de uma parceria entre Estado e Município, o transporte escolar como ferramenta de acesso e permanência aos alunos matriculados na rede pública estadual residentes no meio rural. O vínculo havia sido encerrado em 2015, por conta de atrasos de repasse por parte do governo do Estado.
Sobre os desafios daqui para frente, a secretária municipal da Educação, Fernanda Fraga, destaca que, mesmo após a licitação, os desafios ainda são imensos.
– É uma grande responsabilidade, mas uma satisfação, uma vez que passaremos a gerenciar além dos nossos 3.100, mais 1.200 estudantes – ressaltou.
Presente à cerimônia, a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, agradeceu a parceria do município em prol da Educação e destacou que quem ganha são os alunos.
– A Educação pública não deveria ser pensada da forma que é, separando o que é do Estado e o que é do município, porque esse aluno é da rede pública. Essa separação é o que torna tão necessárias parcerias como esta, tanto para o aumento da qualidade de aprendizagem do aluno quanto para que se garanta o acesso à escola – destacou.
Participaram também da reunião o vice-prefeito, Dr Levi; representantes da Secretaria de Educação do Estado; a coordenadora da 28ª Coordenadoria Regional de Educação, Marilza Pacheco; pais e responsáveis pelos alunos beneficiados e vereadores.