Gravataí terá, já a partir de maio, a primeira Faculdade de Medicina de sua história. A Rede Ulbra de Educação ofertará 170 vagas, e os editais para a seleção dos novos alunos foram publicados na terça-feira, 2. As inscrições estarão abertas até esta sexta-feira, 5. As matrículas devem ter início no dia 15, com as aulas previstas para começar no dia 22 deste mês.
– Será um curso focado na tecnologia em benefício da qualidade do ensino e para a realidade local, que possibilitará a formação de médicos ainda mais preparados para os desafios do Século 21 – afirma o diretor dos cursos de Medicina da Rede Ulbra de Educação, professor Marcelo Guerra.
Além de Gravataí, a Ulbra anunciou a criação de faculdades de medicina em outros cinco municípios: Porto Alegre e São Jerônimo, no Rio Grande do Sul; Manaus (AM), Palmas (TO) e Santarém (PA). A expectativa é atender a uma população superior a 10 milhões de habitantes.
De acordo com Marcelo Guerra, as novas faculdades se somam ao curso de Medicina que a instituição mantém na Universidade de Canoas.
– A Ulbra é vocacionada para o ensino na área da saúde e conta com um corpo docente experiente e extremamente qualificado – destaca.
– Cada curso terá uma matriz curricular independente, voltada às demandas da população e às carências locais no setor de saúde. Dessa maneira, a implantação dos novos cursos trará benefícios às comunidades onde a Rede Ulbra está inserida, contribuindo para melhorar os indicadores de saúde e econômicos dessas regiões – explica Guerra.
O prefeito Luiz Zaffalon saudou mais esta conquista de Gravataí e agradeceu à Ulbra por investir na cidade.
– Agora temos curso de medicina na cidade, algo inédito e muito bom para a cidade. Inserir novos profissionais de saúde altamente qualificados no mercado potencializa nosso município e impulsiona o desenvolvimento regional – disse Zaffa.
O prefeito destaca que a compra da área em que hoje está instalado do complexo educacional da Ulbra pelo município foi decisiva para a manutenção do campus – e agora sua expansão – em Gravataí.
– A compra do campus no São Vicente está diretamente ligada a este novo momento que a Ulbra vive em nossa cidade. O foco do município foi garantir a continuidade das atividades para os alunos em Gravataí e, por outro lado, encontrar uma nova estrutura para centralizar e qualificar os serviços prestados pela prefeitura aos cidadãos em uma só área, com economia, praticidade e de forma planejada – disse.
Novo Centro Administrativo
Os serviços públicos que funcionam atualmente nesses locais à venda serão ofertados nas novas instalações da Prefeitura, no futuro Centro Administrativo que será instalado no complexo da Ulbra, recém-adquirido pelo município.
O espaço no bairro São Vicente possui 42,8 mil metros quadrados, com 14,2 mil metros quadrados de área construída, e o município deve começar a transferir o gabinete do prefeito e as primeiras secretarias nos próximos meses. Simultaneamente, um espaço será cedido à Ulbra para que mantenha as atividades ao longo deste ano.
O prefeito reforça que a estratégia de agrupar todas as estruturas em uma única área busca qualificar os serviços prestados pela Prefeitura.
– Reunir as secretarias é fruto de planejamento a longo prazo que vai proporcionar praticidade e conforto ao cidadão. Também vamos gerar economia ao contribuinte, reduzindo as despesas da máquina pública com aluguéis – enumera.
SERVIÇO
: Quando – O edital foi lançado na terça-feira (2/5) e as inscrições estão abertas até sexta-feira (5/5)
: Onde – As novas faculdades estão em Porto Alegre, Gravataí, São Jerônimo (no RS), Manaus (AM), Palmas (TO) e Santarém (PA)
: Informações – www.ulbra.br/medicina
Datas importantes:
2/5 — Início das inscrições dos candidatos
3/5 — Início das campanhas para o vestibular
5/5 — Prazo final para inscrições dos candidatos
9/5 — Divulgação da homologação das inscrições
10/5 — Prazo para recursos
11/5 — Divulgação final da homologação das inscrições
12/5 — Divulgação dos candidatos classificados e suplentes
15 a 18/5 — Matrículas dos aprovados
19/5 — Chamamento de suplentes, se houver disponibilidade de vagas
22/5 — Início das aulas