O prefeito Luiz Zaffalon assinou nesta segunda-feira, 22, a ordem de início para a construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Conquista, oitava das dez unidades que serão entregues até o fim do próximo ano. Com prazo de entrega de 12 meses, a iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo municipal que cuida da atenção básica à saúde.
– Será uma nova unidade, adequada e com acessibilidade, à altura do que a comunidade merece. Isso vai ao encontro do que o governo pensa, tendo em vista que nos preocupamos em melhorar os aspectos de toda a cidade – destacou o prefeito.
Próximo ao novo posto, ressaltou Zaffa, haverá um Ecoponto, onde os moradores poderão descartar corretamente materiais como resíduos de poda e de construção civil, bem como óleo de cozinha usado, móveis e eletrodomésticos.
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, enfatizou que a nova unidade, atualmente com horário de atendimento das 7h às 19h, qualificará ainda mais o atendimento aos munícipes, dentro do planejamento do governo municipal de aperfeiçoar e qualificar a rede municipal de saúde de forma estrutural e assistencial.
– Estamos empenhados em melhorar a saúde da população. Em breve, teremos em Gravataí a melhor rede de saúde do Rio Grande do Sul – disse.
Durante a fala do secretário, foi lembrado que, recentemente, Gravataí foi reconhecido em ranking que reflete a qualidade e o desempenho dos serviços de saúde aos pacientes. O município atingiu, entre as cidades gaúchas com mais de 200 mil habitantes, a primeira colocação no Previne Brasil – programa do Ministério da Saúde que serve como parâmetro para o financiamento das ações na Atenção Básica a partir de sete indicadores.
– É qualidade tanto para quem atende quanto para quem é atendido e que auxiliará a comunidade de diversos bairros. Com um atendimento adequado e qualificado nas unidades de saúde, as pessoas muitas vezes não precisam se deslocar para as UPAs e para o Becker – lembrou o vice-prefeito Dr. Levi Melo.
As recentes melhorias no Hospital Dom João Becker, que teve sua UTI duplicada no final de 2021 e terá sua Nova Emergência SUS triplicada, e a reestruturação das duas UPAs também foram recordadas pelo gestor.
Também estiveram presentes à ordem de início secretários municipais, vereadores municipais e servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).