Pode parecer só fofoca, mas algumas notícias tipo site ‘Choquei’ traduzem muito sobre a III Guerra Política de Gravataí: Luiz Zaffalon x Marco Alba, pós Abílio x Oliveiras e Bordignon e Stasinski, publicizada em Declarada III Guerra Política de Gravataí: Zaffa vai sair do MDB para enfrentar Marco Alba; Bem-vindo à política, prefeito!.
Reputo assim são, em verso e multiverso, física e metafisicamente, alguns vídeos postados nas redes sociais pelo ex-prefeito nos últimos dias.
Marco compartilhou visitas ao ex-vereador Alex Tavares, ao ex-secretário de Obras Paulão Martins e o ex-assessor de imprensa e cerimonialista da Prefeitura Jairton Camisolão.
Analiso e reproduzo os vídeos que subimos na SEGUINTE TV.
‘Camisa’ pediu demissão e se despediu agradecendo ao prefeito Zaffa, mas é notório que restava incomodado com alguns ‘cortes’ a Marco Alba nos cerimoniais da Prefeitura.
Já Paulão, um símbolo do MDB e das cinco não eleições, e duas eleições de Marco, foi demitido como um recado de que o governo é de Zaffa, não de Marco, ou refém do partido; leia em Ao demitir Paulão, Zaffa afirma autoridade de prefeito, mas dá um tiro no coração do MDB de Gravataí; Mas, calma: sem Putins, a guerra resta adiada.
E Alex Tavares deu até agora a maior prova de fidelidade ao recusar convite para assumir a Secretaria de Serviços Urbanos após a demissão de outro marquista, Paulo Garcia; leia em Alex Tavares não aceita secretaria e pede demissão a Zaffa: “Se Marco Alba está fora, também estou fora”, diz ex-vereador; O ‘kid preto’ na III Guerra Política de Gravataí e Demissão do secretário Paulo Garcia é confirmação de que Zaffa é candidatíssimo contra Marco Alba em 2024; A III Guerra Política de Gravataí a um passo do inferno, ou do céu.
Há, ainda, o jornalista Luiz Fernando Aquino, demitido do comando da Comunicação da Prefeitura e hoje assessorando Patrícia Alba na Assembleia Legislativa; leia em Se Zaffa foi “paz e amor”, Dr. Levi foi à guerra: Secretário de Comunicação também cai na III Guerra Política de Gravataí.
Como se trata, ao menos até o teste da próxima eleição, o ‘Grande Eleitor’ de Gravataí – Zaffa saiu de 1% nas pesquisas para 51% nas urnas, e foi descrito como ‘desconhecido’ ao sair do partido; leia em Bomba em Gravataí! Nota do MDB é um aceite da guerra entre Zaffa e Marco Alba e III Guerra Política de Gravataí: o que diz Zaffa sobre a nota do MDB e sua desfiliação –, tem peso político ser lembrado e ter a companhia do ex-prefeito.
Além das visitas, talvez o mais simbólico seja Marco e a esposa, a deputada estadual Patrícia Alba, terem aceito ser padrinhos de Antônio, bebê do presidente da Câmara Alison Silva – e da esposa Damarys –, que é filho do falecido ex-prefeito Acimar e hoje uma das estrelas do MDB.
Ao fim, parece-me Marco Alba comunica, com suas relações públicas e visitas, que é ‘amigo dos amigos’ e reconhece seus fiéis que lembram o legado que mantém o grupo político desde 2011 na Prefeitura.
Quem o conhece sabe que gosta de trabalhar com o conceito de ‘família do MDB’.
Candidatíssimo a prefeito em 2024, talvez antevendo que logo o MDB sairá, ou será saído do governo, faz seus correligionários ainda em cargos, apoiadores e fãs, começarem a se acostumar com aquela máxima do Millôr: o mais difícil na luta é saber em qual lado lutar.
Inegável é que sua popularidade ajuda.