Nesta segunda, quase 2 mil alunos de escolas públicas escolheram seus vereadores mirins do projeto que leva o legislativo e a representação política para dentro da sala de aula
Cerca de 2 mil estudantes de 7º ao 9º anos de oito de escolas públicas do município elegeram nesta segunda-feira, 10, 21 novos vereadores. Eles fazem parte do Projeto Vereador Mirim que tem por objetivo incentivar a participação dos jovens no processo político e promover a compreensão do papel do Poder Legislativo Municipal. Agora, os vereadores mirins terão a oportunidade de elencar as demandas da comunidade escolar e participar de sessões na Câmara de Vereadores.
De acordo com a assessoria da Câmara, desde o lançamento do projeto, diversas atividades foram realizadas para capacitar os jovens para o exercício da política e estimular seu engajamento nas questões socioambientais. A iniciativa é parceria da Câmara de Canoas com a Escola do Legislativo Dr. Marcos Antônio Ronchetti, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Prefeitura de Canoas.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | HU está precisando de roupas para recém-nascidos
CANOAS | A ‘não-entrevista’ com Nedy e as consequências do impeachment soterrado
Segundo o presidente da Câmara, Cris Moraes (PV), o principal objetivo do Projeto Vereador Mirim é a integração entre a Câmara e a comunidade escolar. “Através das intervenções nas escolas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e sua importância, compreender como as leis são formadas e como tudo isso cria, de fato, uma cidade melhor para nós e para os animais”, afirmou Cris.
“Essa ação é importante para que os estudantes possam iniciar o processo de cidadania, entender como funciona uma candidatura e ter uma primeira vivência das eleições. É uma abordagem que busca tratar de assuntos como democracia, justiça e direitos. Tenho certeza que vai ser de grande importância para todos eles”, destacou a chefe de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Luana Vieira.
Eixos temáticos e uma sessão ‘de verdade’
Os alunos serão oficialmente diplomados na Câmara de Vereadores e irão realizar encontros e conversas com os próprios parlamentares, que explicarão as atribuições do cargo. As escolas, então, serão divididas em eixos temáticos, nos quais os vereadores mirins deverão formular e apresentar um projeto específico para cada área. Os projetos serão apresentados e votados em uma sessão legislativa, que será transmitida oficialmente pelo Legislativo canoense.
O TRE e o sistema eleitoral
O cronograma incluiu palestras feitas pela equipe da Escola do Legislativo e a participação do TRE-RS, que trouxe uma abordagem específica sobre o sistema eleitoral, enriquecendo o conhecimento dos estudantes sobre a importância da participação cidadã. Para Maximilian da Rocha Gomes, diretor da Escola do Legislativo, o papel do projeto também é de conscientização. “O objetivo é despertar no jovem a consciência sobre a responsabilidade com o seu meio social e a sua comunidade, instigando neles a percepção da importância da cidadania”, lembrou o diretor. “É importante porque possibilita aos jovens ter informações sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal de Canoas, distinguindo, assim, as atribuições do Poder Legislativo e do Poder Executivo”.
De acordo com o assistente da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS, Jonatas da Costa, o projeto integra o programa Lideranças do Futuro, promovido pelo Tribunal. “É uma iniciativa que busca estimular o exercício da cidadania e o surgimento de novas lideranças entre os estudantes. Durante todo o processo, os alunos têm contato com palestras sobre urnas eletrônicas, voto seguro, participação feminina e combate à desinformação eleitoral”, explicou.
Confira, a seguir, a lista completa de vereadores mirins eleitos em cada escola participante e seus respectivos suplentes:
Na EMEF General Osório, foram eleitos, em ordem de votação:
1º – Kemilly Borba de Moraes
2º – Maria Clara da Silva Prochnow
3º – Ana Clara dos Santos
4º – Arthur Costa de Carvalho (Suplente)
Na EMEF Arthur Oscar Jochims, foram eleitos, em ordem de votação:
1º – Vinícius Santos Lopes
2º – Anderson Kuckert Rodrigues
3º – Anne Gabriele de Moraes Talavera
4º – Vitória da Silva Prate (Suplente)
Na EMEF Rondônia, foram eleitos, em ordem de votação:
1º – Brenda da Rosa Peres
2º – Vitor Leal Vareira
3º – Lorenzo Rodrigues Berlanda (Suplente)
Na EMEF Jacob, foram eleitos, em ordem de votação:
1° – Vitória Tassoni
2° – Vinícius da Silveira
3° – Kauã Mello
4° – Lorenzo Vigolo (Suplente)
Na EMEF Gonçalves Dias, foram eleitos, em ordem de votação:
1° – Camilly Vitória Mancy de Arruda
2° – Rafaela Leite da Silva
3° – Jordana Ferreira da Silva
4° – Nicole Oliveira Silveira (Suplente)
Na EMEF Paulo VI, foram eleitos, em ordem de votação:
1° – Andreizer Borges Soares
2° – Maikon Pinto dos Santos
3° – Gustavo Nobre Rosa (Suplente)
Na EMEF Ministro Ludwig, foram eleitos, em ordem de votação:
1° – Michelly Muller dos Santos
2° – Morgana Avancini Vargas
3° – João Victor Santana dos Santos
4° – Erick Eduardo Pereira Gossmann (Suplente)
Na EMEF Farroupilha, foram eleitos, em ordem de votação:
1° – Carolyne Maier Dornelles
2° – Anna Júlia Bonin Silva
3° – Kalel Ramos (Suplente)
Com informações da Assessoria da Câmara de Canoas e ECom/PMC.