Câmaras de segurança flagraram casal que praticou o crime circulando pelo hospital e pela sala onde os equipamentos estavam à noite
Antes de tudo, foi uma ‘chinelagem’ com o povo de Canoas e das demais cidades atendidas pelo Hospital Universitário que dependem do SUS.
Um casal é apontado como responsável por um roubo dentro do HU na madrugada desta quinta-feira, 20. As câmeras de segurança os flagraram entrando no setor de endoscopia e furtando três aparelhos utilizados para a realização de exames. Os equipamentos, que pertenciam aos médicos especialistas, totalizam mais de R$ 500 mil.
Isso tem cara de que o furto foi feito por quem sabia o que estava buscando.
Na época em que cobria o setor de Polícia, acontecia às vezes. Um determinado produto era furtado por ter um mercado bem específico. Um equipamento médico, na maioria das vezes, não tem serventia em qualquer outro lugar – só em consultórios, clínicas e hospitais. Imagens das câmeras, disponibilizadas pela assessoria do HU, mostram o homem entrando na sala e fechando a porta para não ser incomodado durante o ‘trabalho’ criminoso. Parece saber o que estava fazendo – e o que iria buscar, ali.
O caso foi registrado na 3ª Delegacia de Polícia e já está sob investigação para identificação do casal suspeito. Se alguém tiver qualquer informação sobre o assalto, os suspeitos ou o paradeiro dos equipamentos, procure a polícia imediatamente. Médicos e proprietários de clínicas, caso recebam ofertas para compra de aparelhos de endoscopia, também devem comunicar as autoridades e oferecer denúncia. Comprar equipamentos que foram objeto de furto pode caracterizar o crime de receptação.
Ainda segundo a assessoria do HU, novos aparelhos já foram encomendados para evitar novos contratempos no serviço. O serviço, no entanto, sofre um atraso por estar operando parcialmente com apenas um aparelho. De quinze atendimentos que eram realizados todos os dias, a estimativa é de que nesta quinta, sejam feitos apenas cinco. A previsão é de que tudo seja normalizado até esta sexta, 21.
Com informações da Assessoria de Imprensa do HU.