SAÚDE

Gravataí zera fila de espera e equaliza oferta de exames que avaliam saúde cardiovascular

Por meio do Programa Avança Atenção Especializada, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem trabalhado diuturnamente para ofertar mais consultas, exames e procedimentos especializados à população. No que se refere à saúde do coração, Gravataí recentemente equalizou a oferta e a demanda de exames que realizam a avaliação cardiovascular do paciente, a fim de prevenir ou mitigar alguma enfermidade.

Por meio de contrato com um prestador de serviço, o município reduziu a fila de espera por exames como teste ergométrico e monitoramento pelo Sistema Holter 24h. O primeiro – conhecido popularmente como “teste da esteira” – analisa o funcionamento cardiovascular quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, quando são observados os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e depois do exercício, a fim de diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária.

O monitoramento pelo Sistema Holter 24h, por sua vez, acompanha continuamente a variação do ritmo cardíaco do paciente durante um dia inteiro. Além disso, a SMS oferta a monitorização ambulatorial de pressão arterial (M.A.P.A), que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante um período de 24 horas, a fim de avaliar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, mas também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio, assim como eficácia do tratamento contra a hipertensão arterial. 


Fluxo de atendimento


Para ter acesso aos exames, o paciente deve, inicialmente, passar por uma consulta médica em uma unidade de saúde municipal.

Após isso, em caso de necessidade, o usuário é encaminhado para atendimento com cardiologista, realizado no Centro Municipal de Saúde (CMS).

Este, por sua vez, marca os exames para a avaliação da saúde do coração.


Urgência e emergência 


Em caso de necessidades, como mal-estar súbito ou dores no peito – como um aperto, com ou sem irradiação para pescoço e membros superiores -, a recomendação é procurar um serviço de urgência e emergência do município.

Para esses casos, Gravataí conta com o Hospital Dom João Becker (Av. José Loureiro da Silva, 1561, Centro) e duas UPAs: a UPA Abílio Alves dos Santos, na Cohab 74 (à margem da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira) e a UPA Moisés Eli Magrisso, na região das Moradas do Vale (localizada na margem da ERS-020). 


SIGA DICAS PARA BOA SAÚDE DO CORAÇÃO

Algumas medidas podem ser seguidas a fim de uma boa saúde do coração, independente da faixa etária. A seguir, a SMS lista algumas dicas que auxiliam na diminuição de riscos de doenças cardiovasculares:

: Manter uma alimentação saudável, com preferência por alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas e animais e que não sofrem nenhum processo, como legumes, verduras, leites e ovos)

: Fazer atividades físicas regularmente

: Controlar o sal e o açúcar nas refeições

: Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o cigarro

: Para pessoas com histórico de doença cardiovascular na família, fazer exames periódicos de sangue para mitigar o risco de aparecimento de enfermidades

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade