Prefeito anunciou diretor do HU e governo confirmou novo titular da Saúde no primeiro dia útil do ano. Gracinha também tem novo gestor
Depois de 40 dias, foi confirmada para esta terça, 3, a nomeação de um novo titular par a Secretaria de Saúde de Canoas. Desde a demissão de Felipe Martini, em 24 de novembro, a pasta vinha sendo comandada por interinos. Na terça, 2, o governo confirmou a indicação de Jurandir Maciel ao posto. Ele já vice-prefeito de Canoas e esteve à frente da Saúde na gestão de Marcos Ronchetti.
O blog apurou que a decisão sobre Jurandir esteve à mesa do prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques desde os dias que antecederam sua posse no cargo, em 19 de dezembro. Internamente, a cúpula do novo governo vinha discutindo uma ‘re-fusão’ entre as pastas da Saúde e da Gestão Hospitalar e, para isso, queriam um nome com mais experiência de gestão. Em 2022, a escolha por Aristeu Ismailow acabou sendo positiva neste aspecto. O secretário era visto pelo prefeito como um ‘trabalhador’ e ganhou fama de ‘desatador de nós’ por encaminhar uma política de gestão para os hospitais mantendo uma boa relação com atenção básica.
O problema, agora, é que Aristeu e Nedy sequer se cumprimentam.
O rompimento definitivo entre os dois aconteceu quando Aristeu permaneceu no primeiro escalão do governo com a volta de Jairo Jorge, em abril de 2023, e depois quando foi indicado como testemunha de acusação no fracassado processo de impeachment a que Nedy respondeu, em julho do ano passado.
LEIA TAMBÉM
A escolha por Jurandir
Ex-vice de Marcos Ronchetti e já tendo comandado a Secretaria da Saúde no início dos anos 2000, Jurandir Maciel acumula experiência política para a função, mas vem recebendo críticas inclusive de aliados do paço por conta de uma questão bem particular no caso da Saúde: a gestão.
É senso comum nos bastidores da política que um bom secretário da Saúde não precisa ser necessariamente médico, mas precisa entender muito de gestão. As relações com o Ministério da Saúde, que financia boa parte da política pública do setor através do SUS e o fato de a Secretaria da Saúde gerir um grande número de funcionários – e de conflitos, portanto – é considerado o grande desafio de Jurandir.
Na época em que foi secretário, há cerca de 15 anos, a estrutura de Saúde pública em Canoas era outra. O Hospital Universitário, por exemplo, não estava no escopo do serviço, o Nossa Senhora das Graças era gerido pela ABC e o Pronto Socorro de Canoas era um récem inaugurado serviço de urgência e emergência. Jurandir deixaria a Secretaria da Saúde em 2008 para disputar a eleição para prefeito em nome do grupo político de Ronchetti, que estava no poder desde 2000. Acabou perdendo para Jairo Jorge.
A política no calendário
Desta vez, diferente de 15 anos atrás, Jurandir não tem uma eleição majoritária pela frente. A tendência é que dispute uma cadeira na Câmara de Canoas – hoje, é o primeiro suplente do PTB e, durante o período em assumiu o mandato em 2023, foi um dos signatários do famoso requerimento que enterrou o impeachment engendrado contra Nedy, em julho. O blog tentou contato com Jurandir que pediu para somente dar entrevista quando sua posse fosse oficializada e, portanto, não há certeza de faz parte do acordo para sua indicação a sequência do trabalho ou sua saída em abril para às urnas em outubro.
Outra incógnita sobre a chegada de Jurandir Maciel ao governo tem a ver com sua opção partidária. Era filiado ao PTB, partido pelo qual concorreu a vereador em 2020, ficando na primeira suplência. Com a saída de Luiz Carlos Busato em 2021, iniciou ele também um namoro com o União Brasil, mas regressou diante da perspectiva de assumir o mandato com o afastamento temporário e ainda em discussão de um dos titulares do cargo, o vereador Laércio Fernandes.
Com a fusão do PTB com o Patriotas, filiados do partido podem optar pela nova legenda, o Partido da Renovação Democrática (PRD) ou escolher seu rumo por discordância programática. Se optar pelo União e sua parceria com Busato, Jurandir pode ‘apadrinhar’ uma eventual aproximação do deputado com o prefeito em exercício, algo que ainda não está claro no cenário político, só no campo das possibilidades.
Para o bem e para o mal, a indicação de Jurandir Maciel ainda repercutirá muito no entorno do novo governo Nedy.
Paulo Nader: o novo diretor do HU
Como já era especulado e o blog antecipou pela manhã no Twitter, o pediatra Paulo Nader foi confirmado como novo diretor do Hospital Universitário, o HU. Ele substitui Mauro Sparta, ex-secretário de Saúde de Porto Alegre, escolhido por Jairo Jorge e empossado com a missão de dar um ‘choque de gestão’ à instituição.
Nader e Sparta acabaram envolvidos em uma polêmica, à época.
No discurso de posse de Mauro Sparta, Jairo Jorge deu uma verdadeira ‘carraspana’ na equipe médica que estava à frente do HU por problemas na produção do hospital. A produção é o registro de todos os atendimentos e procedimentos feitos no hospital em um determinado período e que, depois, é informada ao Ministério da Saúde para o pagamento via SUS. Jairo havia identificado uma certa resistência dos médicos em cumprir determinadas metas e uma preferência por procedimentos que instruíssem a formação dos médicos residentes – atividade que dá origem ao HU, mas que não é remunerada pelo SUS.
A posse de Nader, com a presença do prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, é um sinal de amplo apoio do paço ao médico que já ocupou a mesma função em gestões anteriores. Nader promete uma sindicância para resolver os pagamentos trabalhistas pendentes uma reavaliação de todos os serviços oferecidos atualmente no HU.
Juliano volta ao Graças
O dia das mudanças no comando da Saúde se completou com a nomeação de Juliano Silva para a direção no Hospital Nossa Senhora das Graças. Ele já ocupou a função entre 2021 e 2023, mas foi demitido com a volta de Jairo Jorge ao poder, no final de março do ano passado. Graduado em Gestão Hospitalar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-graduação em Gestão Hospitalar e Gestão Pública, esteve à frente de instituições de saúde como o Hospital Geral de Novo Hamburgo e o Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta.
Respostas de 2
Só mudam de posições, mas as moscas continuam as mesmas, e as merdas também…VIVA CANOAS…kkkkkkk
Canoas virou uma terra sem lei no Hospital nossa senhora das Graças , onde tinha um diretor competente que pagou o décimo terceiro de todos os funcionários antecipado conseguiu dar um rumo na administração do hospital com pessoas formada e capacitada em todos as áreas , mandaram embora do nada , absurdo como a política e suja , o novo diretor está demitido todos que estavam trabalhando na equipe ele nem verificou o andamento da trabalho , isto gera custo pois tem que indenizar todos e o valor é alto pois o Hospital não está depositando o FGTS e agora?