Previsão do tempo indica temperaturas acima da média história em Canoas no segundo mês do ano especialmente nas duas primeiras semanas
Diferente de janeiro que registrou diversos dias amenos, a previsão meteorológica para fevereiro em Canoas, aponta que o segundo mês do ano será quente e com provável temperatura acima da média. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), a maior parte dos dias será de sol e calor, principalmente, na primeira metade do mês.
Sem a característica de ser muito chuvoso, fevereiro pode ter chuvas mal distribuídas pelos bairros da cidade a partir da associação do ar quente e úmido. “É uma condição típica de verão onde um único temporal poderá produzir 50,7 mm em partes das cidades. Tempestades com vento, raios e granizo poderão ocorrer por conta do calor mais presente”, explica a meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias. A média histórica de chuva em fevereiro é de 110,8 mm. A tendência é que as precipitações no município cheguem próximo dessa marca.
LEIA TAMBÉM
Janeiro de muita chuva
O primeiro mês do ano registrou um aumento de 59% no volume de chuva em comparação com a média histórica de janeiro no município. Conforme o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), ao longo desses primeiros 31 dias foram acumulados 191,2 milímetros, enquanto a média do mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de 120,7 milímetros.
Em relação à temperatura, a mínima de 17,3°C foi registrada mais próximo do fim do mês, no dia 26, enquanto a máxima, de 29,7°C, ocorreu já no dia 7. A temperatura média de janeiro chegou a 23,5°C, um pouco menos do que a marca da média histórica para o mês na cidade, que é de 25,8°C.
Texto e informações: ECom/PMC.