Foi realizado, na manhã da terça-feira, 6, o transplante de uma paineira (Ceiba speciosa) da Praça Dom Feliciano, no centro da cidade, para o Parcão da parada 79. A ação foi feita pela Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Serviços Urbanos (SMSU).
– Esta espécie de grande porte pode atingir até 30 metros de altura e neste novo local terá mais espaço para se desenvolver de forma saudável – afirma o secretário adjunto da SMSU Laone Pinedo.
Segundo ele, a necessidade de uma adequação viária para o ponto de táxi central mobilizou uma ação intersecretarias. A solicitação foi analisada pelas equipes técnicas de ambas as secretarias e o mais adequado era o replantio.
– Temos um exemplar jovem e saudável de uma paineira, que é uma espécie ameaçada de extinção, nesses casos é fundamental realizarmos o transplante ao invés da supressão – analisou a chefe de divisão da Sema, Isabela Kirsten.
O secretário em exercício da Semurb, Flavio Ribeiro e o titular da Sema, Diego Moraes, destacaram que esta solução coordenada pela SMSU traz benefícios para todos.