As famílias beneficiadas pelo Fundo de Aluguel Social em Cachoeirinha assinaram, nesta segunda-feira, na sede da Secretaria de Habitação, o contrato de concessão do benefício.
O auxílio, destinado às famílias afetadas pelos temporais do dia 16 de janeiro, será no valor de R$ 700 mensais, exclusivamente para despesas de aluguel, pelo período de seis meses, com o objetivo de prover moradia temporária a essas famílias dentro do município.
Nesta primeira etapa, foram selecionadas as residências de 15 famílias. Todas as edificações/famílias já foram visitadas. Agora serão analisadas as edificações para aluguel, cuja escolha será feita pelas famílias. Após a aprovação, será possível formalizar o contrato de aluguel.
– Estamos empenhados em assegurar que essa assistência chegue às famílias mais necessitadas e continuaremos trabalhando para oferecer todo o suporte necessário durante este período difícil – disse a secretária Neka Fagundes.
O processo para solicitar o benefício do Aluguel Social envolveu o preenchimento de um cadastro na Secretaria Municipal de Habitação, Laudos de interdição da Seplan ou Defesa Civil, seguido por uma vistoria do imóvel realizada pelo setor técnico da secretaria, composto por duas assistentes sociais e um arquiteto.
A inspeção das residências está sendo realizada em colaboração entre a Habitação, a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e a Defesa Civil.
A concessão do benefício foi baseada em um relatório elaborado por um arquiteto e um assistente social, deliberado pelo Conselho Municipal de Habitação e homologado pela Secretaria Municipal de Habitação, em cooperação com as demais entidades mencionadas.