Depois que um mosquito infectado pica uma pessoa, os primeiros sintomas da dengue podem aparecer em média em seis dias. Dores de cabeça, atrás dos olhos e no corpo, febre alta e constante, manchas vermelhas na pele são alguns dos principais sintomas. Diante da febre e de pelo menos mais dois sintomas, a recomendação é que a pessoa busque atendimento médico. Em Cachoeirinha, todas as unidades de saúde estão preparadas para fazer o atendimento.
O tratamento da doença, de acordo com Pierre Prunes, pediatra especialista em UTI Neonatal e responsável técnico médico da Secretaria Municipal da Saúde é repouso e muita hidratação.
– A pessoa precisa beber muita água, soro caseiro, água de coco. Quando avaliada e, havendo necessidade, poderá também fazer um soro na veia. No posto de saúde, após a avaliação, o profissional faz o encaminhamento – explica.
Além disso, outra recomendação é o repouso.
– É um vírus. Descanso, hidratação e, se avaliado pelo profissional de saúde a necessidade, pode se usar alguma medicação. Quando os sintomas começas a diminuir, é importante voltar para a unidade de saúde e fazer uma reavaliação – acrescenta.
Em Cachoeirinha, a UBS Odil Silva de Oliveira está atendendo até as 22 horas nesse período de situação de emergência de dengue.