A estudante de Cachoeirinha Isadora Urio Fernandes, formada pela Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí, integrou a delegação brasileira que participou em março do Harvard College World Schools Invitational 2024.
O principal torneio de debates dos EUA visa preparar equipes para o World Schools Debating Championship, que será realizado em julho, na Sérvia, com debates em língua inglesa para equipes com jovens de até 19 anos que representam diferentes nações.
– Os debates ocorrem nas salas de aula da Universidade de Harvard. A experiência de debater com as melhores equipes de debate do mundo e dos mais variados países foi única e um aprendizado enorme. Fiz parte da Seleção brasileira. Nossa equipe era a única do País, com cinco estudantes, incluindo eu. Eu fui a única estudante do Rio Grande do Sul e de Cachoeirinha a nos representar no mundial – conta.
Sobre o campeonato, a estudante diz que a seleção brasileira teve um destaque importante:
– Chegamos a ganhar 3/5 debates. Isso foi muito significativo para nós e para o Brasil, especialmente porque as equipes do campeonato eram extremamente fortes e competitivas. No fim, foi um evento de muito aprendizado e conhecimento. Os debates ocorriam através de ‘Moções’, temas do debate, que versavam sobre economia, política, relações internacionais e diversas outras áreas do conhecimento. Essas moções eram lançadas uma hora antes do debate e a equipe tinha esse tempo para preparar os argumentos. Como os temas eram revelados na hora, nós precisávamos ter um conhecimento muito grande sobre vários temas, porque a moção poderia ser sobre qualquer assunto – conta.

Em 2023, Isadora já havia participado da simulação da Conferência da ONU, a Harvard Model United Nations, na Universidade de Harvard, em Boston. O evento, maior e mais prestigiada conferência diplomática do mundo para estudantes do Ensino Médio, reúne os jovens líderes mais promissores de todo o mundo para a discussão de problemáticas globais.