BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Resumão do dia, 4 de maio

Confira as principais informações do dia e as atualizações sobre os efeitos da chuva na região de Canoas

Evacuação de bairros

Todo o lado Oeste de Canoas está com alerta de evacuação e alagamento, do Rio Branco à parte baixa do São Luís. Os bairros mais afetados são o Rio Branco e Mathias Velho. O bairro Niterói também tem alerta de evacuação preventiva.

Os bairros com alerta ativo são os seguintes: Rio Branco, Fátima, Cinco Colônias, Harmonia, Mato Grande, Mathias Velho e São Luís, no lado Oeste de Canoas; e Niterói, do lado Leste.

Enchente

A cota do Rio dos Sinos superou na noite de sexta-feira, 3, a do dique da Mathias nas proximidades da Casa de Bombas número 6. Os esforços de contenção provisória não surtiram o efeito esperado e, durante a madrugada de sábado, 4, o bairro foi invadido pelas águas represadas. 

A cheia do Arroio Araçá também contribui para a enchente histórica na cidade. 

Há pontos mais baixos em diversos bairros com água a mais de 2,5 metros de altura, atingindo o segundo pavimento de casas e encobrindo completamente carros e casas térreas.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | O dia em que a água entrou em ‘guerra’ contra a cidade: os 160 mil fora de casa, o ‘turismo da tragédia’ e os milhares em cima dos telhado

Trânsito

A BR-116 segue aberta, mas não dá mais acesso à BR-290 em direção à capital. Poro Alegre só pode ser acessada de Canoas indo pela freeway em direção a Gravataí e, pela RS-118, por Viamão ou Alvorada. Tanto o acesso pelo Aeroporto Salgado Filho quando a Avenida Assis Brasil estão bloqueados.

A BR-116 também está com trânsito interrompido em São Leopoldo, na altura das pontes sobre o Rio do Sinos, em ambos os sentidos.

Dentro do perímetro urbano, o trânsito de Canoas está interrompido em todo o lado Oeste, nos acessos à Avenida Rio Grande do Sul e no final da Avenida Santos Ferreira em direção a Cachoeirinha.

Transporte Público

Na manhã deste sábado, todo o transporte público foi suspenso em Canoas. A frota da Sogal foi colocada à disposição da Prefeitura para o resgate de famílias retiradas de áreas alagadas.

Educação

No final da manhã de sábado, o prefeito Jairo Jorge anunciou que as aulas nas escolas do municípios segurão suspensas até quarta-feira, 8. A medida vale para escolas de ensino fundamental e de Educação Infantil. 

Escolas particulares e do Estado podem seguir a mesma determinação, mas não estão obrigadas a ela.

Saúde

A principal atenção das autoridades no momento diz respeito a remoção completa dos pacientes internados no Hospital de Pronto Socorro de Canoas. A evacuação foi determinada pelo prefeito Jairo Jorge ainda na noite de sexta, 3. Na madrugada de sábado, a enchente colheu o hospital que teve todo o primeiro pavimento alagado.

Os 13 pacientes que estavam na UTI do HPSC foram removidos, mas dois acabaram vindo a óbito durante o processo de preparação para o transporte. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

Por volta das 19h deste sábado, o balanço do resgate indicava que 150 pessoas haviam sido retiradas do hospital e outros 50 ainda permaneciam no segundo pavimento da estrutura, que teve a luz cortada ainda na madrugada. Destes, apenas 17 são pacientes, todos sem risco grave. Os demais são profissionais de saúde que acompanham o tratamento e aguardam o suporte para retirada dos internados.

Emergências em saúde

Situações de emergência estão sendo atendidas na UPA da Boqueirão e no Hospital Nossa Senhora das Graças, exclusivamente. O Hospital Universitário está servindo de retaguarda para os removidos do HPSC.

Hospital de Campanha do Exército

O prefeito Jairo Jorge disse em entrevista à Rádio Gaúcha que a Prefeitura se prepara para receber neste domingo um hospital de campanha do Exército para atender à demanda de pessoas que estão sendo retiradas das regiões alagadas. A estrutura já está no Rio Grande do Sul e será montada em uma área ao lado do HU, dentro do pátio da Ulbra.

Abrigos públicos

No início do sábado, Canoas tinha 8 locais para acolhimento de pessoas desabrigadas por conta das chuvas e da enchente. Por volta das 21h, o prefeito Jairo Jorge confirmou que já são 37 as estruturas espalhadas pela cidade para receber quem não tem condições de ir para casa de parentes ou amigos.

Uma central de doações foi montada no estacionamento da loja Cassol, que fica na Avenida Farroupilha, entre o ParkShopping Canoas e a Avenida Boqueirão. Quem tiver colchões, material de higiene e limpeza, água ou roupas de cama deve encaminhar para lá.

O blog atualiza no post CANOAS | Abrigos da enchente: onde buscar acolhimento ou fazer doações a lista dos abrigos em Canoas, basta conferir.

Voluntários

A Defesa Civil de Canoas segue pedindo voluntários e barcos para ajudar na busca de famílias que precisam de resgate nas áreas de alagamento. Para organizar o serviço, pedem que os voluntários se dirijam ao Centro Integrado de Comando e Controle, onde funciona o centro nervoso das operações de resgate, que fica na Rua Humaitá, 1130.

Para auxiliar aos desabrigados, basta procurar um dos centros de acolhimento.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade