As atividades iniciaram nesta quarta-feira, 08, e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h
A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa-RS), maior base de fornecimento de hortigranjeiros do Estado, instalou nesta quarta-feira, 08, uma operação provisória no mega centro de distribuição da rede de farmácias São João, em Gravataí. A sede na Zona Norte de Porto Alegre está inundada, impedindo o suprimento de alimentos.
Conforme comunicado da Ceasa/RS, o local escolhido para essa operação temporária tem localização estratégica, com fácil acesso pela Freeway, BR-118, região de Taquara e Litoral, garantindo uma logística eficiente. “O local possui localização estratégica, com infraestrutura garantida pela Ceasa-RS. A medida vai assegurar o fornecimento contínuo de alimentos de todo o Estado”, diz o presidente da empresa, Carlos Siegle.
“Gravataí tem se tornado um importante ponto logístico para que se chegue a outras cidades da região”, comenta o Prefeito Luiz Zaffalon, que ressalta que cidades da região central do País estão buscando Gravataí como um ponto estratégico também para o recebimento de doações que serão encaminhadas para outras cidades fortemente atingidas pela enchente, como Canoas e Eldorado, por exemplo.
Embora os produtores atacadistas cadastrados na Ceasa sejam prioridade, a Ceasa/RS destacou que o espaço estará disponível para qualquer produtor que queira comercializar seus produtos. Os caminhões vão estacionar na área externa do CD. A operação vai ser de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, disse na nota que com a Emater e a Ceasa, “estão sendo implementadas medidas para identificar os produtores e realizar a logística necessária para assegurar o abastecimento contínuo. Encontramos essa alternativa para que a população não fique desabastecida, o produtor e o comerciante não sejam prejudicados mais vez, com a perda dessa receita”.