O Rio Gravataí já baixou 33 centímetros. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (09), pela Prefeitura de Gravataí. A última medição apontou o rio com a marca de 5,89 metros. A altura máxima registrada foi de 6,22 metros, no início da semana. Apesar da diminuição no nível do Rio, a Defesa Civil enfatiza que ainda não é seguro retornar para as residências, podendo haver um repique das cheias, por conta dos volumes de chuva previstos até domingo (12).
“Prevemos chuvas de até 200 milímetros até o próximo domingo. Portanto, é crucial que as pessoas evitem retornar para suas casas neste momento, pois os riscos persistem”, alertou o diretor da Defesa Civil, Vanderlei Marcos.
“O restabelecimento do fornecimento de água está ocorrendo de maneira gradual. No entanto, recomendamos que aqueles que tiverem condições considerem se dirigir ao litoral, o que também ajudará a reduzir o consumo de água em nosso município e evitará sobrecargas no sistema de abastecimento”, pediu o prefeito Cristian.
Na atualização desta quinta-feira (09), Cachoeirinha abrigava 1.575 pessoas em seus 25 abrigos públicos e privados.
A avenida Papa João XXIII foi parcialmente desbloqueada, permitindo o acesso de quem vem de Porto Alegre para Cachoeirinha, bem como o acesso daqueles que se dirigem do litoral para Cachoeirinha.
“Aos poucos, estamos reorganizando a cidade e restabelecendo os serviços”, concluiu o prefeito Cristian.