Uma mulher que se apresentava como protetora e tinha uma página de adoções de animais de raça com 19,4 mil seguidores foi presa em flagrante na manhã desta segunda-feira por maus tratos a cães e gatos aprisionados em um ‘canil dos horrores’, na parada 101 da ERS-030, na Vila Cledi, em Gravataí.
A operação da 1ª Delegacia de Polícia Civil, em parceria com a ONG Pata Santa, localizou 80 animais em um canil clandestino nos fundos da propriedade, sobrevivendo em condições insalubres, entre fezes e roedores mortos, sem alimentação adequada, alguns em gaiolas onde não podiam ficar em pé. Dois animais estavam mortos.
O Seguinte: tem uma série de prints, repassados por veterinários e ativistas da causa animal, que indicam que a suspeita comercializava animais de raça por valores superiores a R$ 1,5 mil, alegando cobrar pelas castrações, vacinas e procedimentos veterinários.



O delegado titular da 1ª DP, Eduardo Amaral, explicou que alteração no Código Penal, que ampliou penas para maus-tratos a cães gatos, torna inafiançavel o crime que prevê pena acima de 2 a 5 anos de reclusão.
Até às 14h, a presa em flagrante ainda estava em cela na Delegacia de Pronto Atendimento, aguardando audiência de custódia. Não foi possível contatar sua defesa até o fechamento deste artigo.
Conforme o delegado, a operação foi deflagrada após denúncia da ONG, que acompanhou o resgate com veterinárias que já estão tratando os animais e emitirão laudos sobre os flagrantes maus-tratos captados também em vídeo e imagens.
– É a cena mais assustadora que eu vi na minha vida – diz Paola Salvidia, ao participar do resgate junto à ONG, em vídeo que postou em seu Instagram.
Nem ela, nem a ONG, retornaram os contatos do Seguinte: pelas redes sociais, onde é feito um apelo por ajuda, pelo pix p.saldivia@hotmail.com , já que todos os animais precisam de internação e procedimentos veterinários de alto custo.
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Gravataí, Diego Moraes, disse ao Seguinte: ter recebido denúncia na semana passada sobre a suposta venda, no local do canil clandestino, de animais resgatados na enchente.
– Uma equipe esteve no local e só havia um menor de idade. Sem ordem judicial não pudemos entrar no local. Não foi possível ver o canil clandestino porque era nos fundos da residência, num lugar escondido. Ficamos de retomar nesta semana, para a vistoria – explicou.
– Agora que foi descoberto o canil clandestino e que os animais não tem relação com as enchentes, nós colocamos os nossos serviços à disposição, como veterinário e castração, e iremos acompanhar a ocorrência junto a polícia – concluiu.
Assista na SEGUINTE TV a trechos dos vídeos e, abaixo, concluo.
As imagens são terríveis, no ‘canil dos horrores’. E, difícil imaginar há alguns poucos anos, restou a suspeita presa em uma cela pequena, mas na qual pode ficar em pé, diferente de cães que abrigava.
As investigações devem indicar a origem dos animais. Se o local operava como um descarte daqueles que não serviam mais a canis de venda de pets de raça, há cúmplices.
Reputo casos como esse e os da Cobasi e da Bicharada, que deixaram os animais para morrer afogados na enchente, nos obrigam ao menos a refletir sobre a comercialização de animais, enquanto tantos sofrem abandonados.
Ao fim, como ativista da causa animal, deixo meus parabéns à ONG e aos policiais. O delegado determinar a prisão em flagrante resta um símbolo. Remete-me a uma canção dos Carpenters, “Bless the beasts and the children”, bastante apropriada a esses dias de catástrofe, que traduzo, enquanto choro:
Abençoe os animais e as crianças
Pois nesse mundo eles não tem voz
Eles não tem escolha
Abençoe os animais e as crianças
Pois o mundo não poderá nunca ser
O mundo que eles vêem
Ilumine seus caminhos
quando a escuridão os cercar
Dê-lhes amor
Faça-o brilhar ao redor deles
Abençoe os animais e as crianças
Dê-lhes proteção para as tempestades
Mantenha-os salvos
Mantenha-os aquecidos