O livro “Envelhecimento Ativo: olhares do EJA-Projeto Uma Senhora Cidade, um Senhor Futuro”, terá lançamento na 35ª Feira do Livro de Gravataí nesta sexta-feira, 28 de junho, às 19h. A obra é uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e Instituto Moriguchi (Espaço Contação de Histórias Denise Medonha).
Conforme Léa Mondo, coordenadora do setor de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o livro foi uma construção dos alunos que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das seis escolas municipais.
“Foram feitas palestras nas escolas e a partir delas, os alunos construíram textos, desenhos e vídeos, assim como outros trabalhos que foram desenvolvidos na escola”, explica.
Para Tulio Milman, jornalista e consultor do Instituto Moriguchi e que promoveu palestras nas escolas, “a comunicação e contação de histórias são importantes para conquistar o público”.
As escolas do EJA são EMEF Antonio Aires de Almeida, EMEF Áurea Celi Barbosa, EMEF Nova Conquista, EMEF Osório Ramos Correa, EMEF Pres. Getúlio Vargas e EMEF Vanius Abílio dos Santos.
Perfil da população idosa
O projeto Uma Senhora Cidade, um Senhor Futuro, revelou o perfil da população idosa do município. Cruzando dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com outras fontes, a conclusão é de que existem hoje 45.794 pessoas com mais de 60 anos no município, o que corresponde a mais de 17% da população total.
O dado que chama a atenção é a maioria feminina, sendo 56,3% mulheres e 43,7% homens na faixa etária de 60 anos ou mais.
Os números mostram também uma evolução do índice de alfabetização desse segmento. Entre as mulheres com mais de 79 anos, é de 11%. Já na faixa entre 60-69, o analfabetismo cai para 2%.