Na tarde desta quarta-feira, 16, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Colinas recebeu a palestra da enfermeira Paula Ferrarese Tavares, coordenadora do departamento de Políticas Públicas em Saúde da Mulher e do Homem, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No encontro, Paula falou sobre a conscientização do câncer de mama, apresentando dados sobre a doença, o que é, quais são os tipos que aparecem, fatores que contribuem para a doença e formas de prevenção deste tipo de câncer que tem a maior incidência no Rio Grande do Sul.
A enfermeira explicou para o público presente como fazer o autoexame das mamas.
“Vocês precisam fazer o toque das mamas para identificar possíveis alterações. Ele deve ser uma rotina para a mulher e não substitui a mamografia. Esta deve ser feita anualmente para os casos indicados pelo Ministério da Saúde”, falou.
Após a palestra, a assistente social do Florescer Camila de Souza Pinho e a psicóloga do serviço, Ilda Nocchi, fizeram uma Roda de Conversa com a participação de algumas Vitoriosas, mulheres integrantes do grupo de apoio do Programa Viva Mulher. Elas compartilharam suas experiências com o grupo e contaram a importância de ter o centro especializado à disposição em momentos de fragilidade, dificuldade, dor e incertezas. Camila explicou que o Florescer oferece ajuda também para mulheres vítimas de violência, com acolhimento, serviço psicológico, assistencial, de transporte para consultas e exames, entre outros. “Se você conhece alguma mulher que esteja necessitando deste apoio, o nosso telefone está à disposição para agendar o acolhimento: (51) 980317313”, informou.
O Florescer fica na Avenida Francisco Brochado da Rocha, número 1020.