Cachoeirinha foi oficialmente reconhecida como uma Cidade Antirracista, recebendo o selo do projeto promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo estruturar ações institucionais em cada município gaúcho para enfrentar o racismo e promover a igualdade racial.
Durante o evento, foi destacada a importância de unir esforços para fortalecer políticas públicas que garantam a equidade e enfrentem o preconceito racial. O projeto estabelece como critérios essenciais para cada cidade participante a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, o desenvolvimento do Plano Municipal de Igualdade Racial e a implementação de uma Coordenadoria ou Secretaria dedicada ao tema.
“Estamos avançando nessa luta coletiva, mas ainda há muito a fazer. Nosso foco é seguir em frente, com muitas ações planejadas para 2025. Queremos transformar Cachoeirinha em uma referência em iniciativas antirracistas. Esse é o trabalho da Coordenadoria, e o apoio que recebemos é essencial para atingir nossos objetivos”, enfatizou Renata David, responsável pela Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial.